SMS realiza curso de capacitação para livrar ambientes do tabaco
De acordo com a coordenadora municipal do programa de controle do tabagismo, Naira Horta Melo, o objetivo da reunião foi informar aos presentes a importância do cumprimento da Lei nº 9.294/1996, que dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos como cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos em recinto coletivo e fechado. A idéia da realização do evento foi uma sugestão do Ministério Público de Sergipe, após observar que a lei não vem sendo aplicada da forma correta em espaços como shoppings e supermercados, por exemplo.
“Os promotores sentiram necessidade de uma melhor sinalização anti-fumo nos locais. Também solicitaram a retirada dos cinzeiros. Então, nosso papel aqui é capacitar os profissionais presentes para que eles sejam multiplicadores destas informações em suas empresas. Desejamos que recepcionistas e seguranças, por exemplo, tenham conhecimento da lei e de como abordar a pessoa que, porventura, não a esteja cumprindo”, explicou.
Segundo Naira, o tabagismo passivo é considerado hoje a 3ª maior causa de morte evitável no mundo, subseqüente ao tabagismo ativo e ao consumo excessivo de álcool. Hoje, pelo menos cinco milhões de pessoas morrem por ano no mundo em decorrência de doenças relacionadas ao fumo, cerca de 10 mil pessoas por dia. Só no Brasil, são 200 mil mortes por ano, 300 por dia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que em 2030, 10 milhões de pessoas morrerão anualmente vítimas do cigarro. O cigarro é a principal causa do câncer de pulmão e é fator de risco para outros tipos de câncer (laringe, pâncreas, rim, bexiga), doenças cardiovasculares e respiratórias.
“Temos a esperança de que, aos poucos, as pessoas mudem seu comportamento. Que deixem de fumar ou passem ao menos a respeitar as pessoas que não fumam. Hoje, existe um cerco em todo o mundo contra o fumo. As próprias empresas estão pensando duas vezes antes de contratar um fumante, já que as doenças relacionadas ao tabagismo afastam os empregados do trabalho por períodos cada vez mais longos”, informou.
O gerente de prevenção de perdas da rede de supermercados G.Barbosa, Carlos Roberto, foi um dos participantes do curso. Para Carlos, o evento foi importante para entender mais o funcionamento da lei e para compartilhar experiências com outros colegas. “No G.Barbosa já tomamos algumas medidas para combater o tabagismo dentro de nossas lojas. Ao presenciarmos um fumante, anunciamos a lei pelos nossos alto-falantes e, se necessário, enviamos um dos nossos funcionários ao local para informar ao cliente a necessidade de respeitar a lei. Cursos como esses são interessantes, porque ficamos cada vez mais informados do assunto. Eu mesmo serei um multiplicador do que aprendi dentro da empresa”, observou.
Ricardo Melo, encarregado de segurança da rede de supermercados Bompreço, também foi um dos participantes do curso de capacitação. Ricardo também informou que a empresa já vem dando atenção extra ao assunto, desenvolvendo ações para proteger a saúde dos clientes que não fumam. “Retiramos da lixeira, por exemplo, os cinzeiros. Eles já eram um convite aos fumantes. Também avisamos via rádio Bompreço, pelos altos-falantes, a proibição do fumo nas lojas. Quando não obtemos sucesso, mesmo com os avisos, somos obrigados a abordar o cliente, para explicá-lo sobre a lei e a necessidade de seu cumprimento”, informa.
No curso, além de receberem cópias da lei e explicações de como aplicá-la com bom senso, os participantes assistiram a apresentação do grupo teatral do Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (Iacema), que representou uma peça educativa que abordava a necessidade da luta contra o fumo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- SMS realiza curso de capacitação para livrar ambientes do tabaco – Fotos: Wellington Barreto