[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O município de Aracaju, durante todo o dia, foi sede da sétima e última oficina “Visa Mobiliza” da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com a Vigilância Sanitária Municipal (covisa).

Esta oficina visa promover discussões e debates acerca de estratégias de mobilização social em saúde, focando o olhar da Vigilância Sanitária, integrando os movimentos sociais na reflexão dos caminhos pedagógicos e a produção de significação sanitária por parte da população.

Para viabilizar o projeto “Visa Mobiliza” em Sergipe, foram construídos pólos de discussão aglutinando todos municípios do estado, priorizando a garantia da participação de todos os municípios. Assim sendo, foram divididos em 7 microrregionais e selecionado um pólo em cada microrregião, sempre respeitando critérios de proximidade e facilidade no acesso. No evento em que Aracaju foi o pólo, participaram os municípios de Santo Amaro, Maruim, Socorro, Laranjeiras, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga, Santa Rosa, Divina Pastora e Rosário do Catete.

“A participação popular é a peça fundamental para que a Anvisa possa cumprir sua missão que é a de proteger e promover a saúde da população, garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso”, informa a representante da Anvisa, Aparecida Veludo. Segundo ela, a Anvisa dispõe de diversos serviços abertos à participação social. “Esses espaços são uma ótima oportunidade para que os cidadãos proponham suas idéias e discutam assuntos relevantes”, completa.

Esse espaço busca solucionar as dificuldades existentes entre os diferentes municípios, no que se refere ao financiamento das ações de vigilância em saúde, explicando a necessidade de atrelar a racionalidade dos gastos em saúde com as reais necessidades de saúde da população, como também desenvolver ações e estratégias de Vigilância Sanitárias compatíveis com os inúmeros riscos à saúde provenientes de diferentes e singulares contextos sociais.

Participaram da mesa a coordenadora da Atenção Básica municipal, Mônica Sampaio, a coordenadora da Vigilância Estadual Tereza Cristina, a representante da Anvisa, Aparecida Veludo, a representante do movimento popular Simone Leite e a assessora de Informação, Educação e Comunicação da Covisa, Lígia Vieira.

De acordo com assessora de Informação, Educação e Comunicação da Covisa, Lígia Vieira, é necessária a participação de todos os municípios para garantir a contribuição dos diferentes olhares nesse processo de construção do fazer Saúde Coletiva, que, por si só, já representa um avanço no que se refere à gestão das práticas de cuidado e da gestão do SUS.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.