[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A exposição itinerante de cartoons do I Festival Internacional de Humor em DST/Aids chegou à Aracaju. A iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está sendo organizada pelo Programa Municipal de DST/Aids. Na capital, a mostra, que fica em cartaz até hoje, sexta-feira, na Sociedade Semear, seguirá para universidades e shopping.

Os cartoons da exposição abordam basicamente três temas: prevenção, acesso ao tratamento e direitos humanos. A parte que trata da prevenção traz mensagens e informações sobre diferentes maneiras de prevenir a Aids. Na área de tratamento, os cartoons destacam o acesso universal às medicações e trazem críticas à mercantilização dos medicamentos. O terceiro assunto – direitos humanos – faz referência à convivência do soro-positivo com sociedade.

Segundo a secretária-adjunta da SMS, Ana Márcia, a Secretaria e a equipe do Programa DST/Aids estão determinadas a levar as obras ao maior número de aracajuanos para que eles possam ver, refletir e se conscientizar sobre a necessidade de prevenir as doenças sexualmente transmissíveis e a Aids.

“Esta exposição é mais um instrumento alternativo para a luta contra a Aids. A idéia é levar ao grande público aracajuano mensagens descontraídas sobre prevenção, acesso ao tratamento e direitos humanos”, explica o coordenador do Programa Municipal de DST/Ais, José Eudes Barroso.

Para o médico Almir Santana, iniciativas como esta são importantes porque a Aids, embora controlada, continua crescendo no mundo inteiro, e em Aracaju não é diferente. “Esses cartoons são uma forma de, com humor, conscientizar que saúde é uma coisa séria, para que a população possa se prevenir em relação ao HIV”, destaca o médico.

Programação

No período de 28 de maio a 6 de junho, a exposição estará em cartaz na Universidade Tiradentes (Unit). Em seguida, a SMS vai levar a mostra para a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS), no saguão do Restaurante Universitário.

Nesses locais, os gestores da SMS estão programando a realização de debates com estudantes universitários e apresentações teatrais, com esquetes sobre a prevenção à Aids. Depois de passar pelas universidades, a exposição chega ao shopping Jardins, onde ficará à disposição do público até o dia 29 de junho.

Festival

O I Festival Internacional de Humor em DST/Aids é uma promoção do Ministério de Saúde e do Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil. Foram inscritos mais de 1.300 trabalhos, de 54 países. Os cartoons foram selecionados por um corpo de jurados, formado por renomados cartunistas, jornalistas, caricaturistas, artistas gráficos e médicos.

A exposição completa é composta por 300 cartoons. Os internautas podem acessar a mostra virtual, que está disponível no endereço eletrônico www.aids.gov.br/humor/english.htm.

A primeira exibição do Festival aconteceu em agosto de 2004, em Brasília. Depois de percorrer algumas capitais brasileiras, o ciclo internacional foi iniciado no México. Em seguida, a mostra ficou em cartaz no edifício-sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

Nos Estados Unidos, a exposição foi organizada a pedido da Federação Internacional de Planejamento Familiar/Região do Hemisfério Ocidental (IPPF/WHR), em parceria com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). Os trabalhos também foram exibidos na galeria da sede da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em Genebra, na Suíça.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.