Sistema de monitoramento eletrônico elimina arrombamentos e gera economia para o município
O sistema de monitoramento consiste num lacre eletrônico com acompanhamento na sede da GMA que, em caso de necessidade, desloca motociclistas ao local em menos de cinco minutos.
De acordo com o comandante da Guarda Municipal, major PM Eduardo Henrique Santos, o monitoramento já abrange 57 prédios municipais, onde os respectivos responsáveis, após o horário do expediente, acionam o lacre eletrônico (através de senha), só desligando-o no dia seguinte ao iniciar o expediente. “Após o acionamento, qualquer detecção de movimentação estranha é imediatamente informada à central”, explicou o comandante.
ESTRATÉGIA
Para viabilizar a eficiência do sistema, a GMA montou toda uma logística que envolve desde os plantonistas que se revezam na central de monitoramento, até os seis motociclistas, divididos em zonas da capital para permitir que cheguem o mais rápido possível aos respectivos prédios municipais. “O tempo médio que estimamos para os motociclistas de cada zona é entre três e cinco minutos até à chegada ao local”, destacou o major Eduardo.
ECONOMIA
Ainda segundo o comandante, com a implementação desse serviço pela Guarda Municipal foi possível obter uma economia de aproximadamente R$ 40 mil/mês, que eram aplicados no pagamento dos serviços de vigilância privada, além de evitar os prejuízos decorrentes dos arrombamentos.
”À medida que formos incrementando nossa estrutura, pretendemos expandir os serviços para monitorar as unidades da Secretaria Municipal de Educação, Fundação Municipal do Trabalho e Secretaria de Assistência Social”, informou o comandante.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Sistema de monitoramento eletrônico elimina arrombamentos e gera economia para o município – Foto: Silvio Rocha