[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A professora Ana Lúcia Vieira Menezes, secretária municipal de Educação, foi homenageada pela direção do Sintese – Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Sergipe -, durante a abertura da V Conferência Estadual de Educação, que aconteceu ontem, dia 08, às 10 horas, no Augustus. Promovida pelo Sintese de dois em dois anos, a conferência acontece até o próximo dia 10 e nesta edição do evento cerca de 1.500 profissionais de Educação estão marcando presença. O tema desse ano é “Gestão Democrática do Ensino Público: uma conquista em construção”.
De acordo com o presidente do Sintese, José Iran Barbosa, a conferência será na verdade um espaço privilegiado de discussão e de formulação de proposituras para o embate com o poder, no sentido de formular a política de gestão democrática do serviço público que interessa ao povo e ao magistério sergipano.
A conferência de abertura foi feita à tarde, pelo presidente Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Carlos Augusto Abicalil. Além dele, também atuarão como conferencistas, José Clóvis de Azevedo, de Porto Alegre; Pedro Kemp, do Mato Grosso; Rui Belém, professor da Universidade Federal de Sergipe; Maurício Gentili e Regina Leite Garcia.
Na opinião de Iran Barbosa, os debates que ocorrerão serão muito interessantes e têm que ser valorizados a fim de construir a gestão democrática na rede de ensino da forma que a população deseja.
Ele informou também que a professora Ana Lucia foi escolhida por ser um grande nome na organização e na luta do magistério. “Essa será uma homenagem pelos serviços que ela tem prestado à categoria e ao ensino público de Sergipe”, disse, ao acrescentar que homenagear a professora Ana Lucia na conferência é homenagear a todos os educadores que entendem que a sua função como educador tem uma amplitude maior, que é a de transformar a sociedade para que seja construído um modelo diferente de educação.
O presidente da CNTE, Carlos Augusto Abicalil, disse que a conferência consagra uma tradição do Sintese de discutir uma temática própria da política educacional para a organização e luta em defesa dos direitos dos trabalhadores. “Isso é fundamental por duas razões: primeiro porque este é um espaço próprio do nosso exercício profissional e segundo pelo fato de ficar demonstrado com muita clareza que o sindicato além de ser um espaço que disputa por direitos é também um importante espaço de formulação política”, comentou.
Ele destacou a escolha da temática por considerar a gestão democrática um assunto de grande importância pelo seu impacto direto no funcionamento e organização do trabalho escolar.
A secretária municipal de Educação, Ana Lucia Vieira Menezes, disse que foi responsável pela introdução das conferências na estrutura do Sintese. “Eu acho que essa homenagem é importante porque reconhece um trabalho coletivo, e por isso mesmo, não pode se restringir somente a minha pessoa, devendo ser estendido a todo o grupo que desde 1979 começou a construir o movimento em prol da educação. Esse grupo acreditou e em julho de 1982, conseguiu assumir a direção do Sintese, dando uma outra configuração ao movimento e associando que toda ação política do Sintese é uma ação pedagógica”, avaliou.
De acordo com a secretária, a temática da gestão democrática do sistema de ensino vem sendo pautada desde a década de 80. A gestão democrática propõe uma mudança de visão no exercício do poder, levando a todos os segmentos uma real participação na escola. “Agora, na condição de secretária, estou realizando a constituinte escolar, através da qual são criadas instâncias de participação junto à comunidade escolar. Na primeira etapa, os professores participaram de oficinas sobre a gestão democrática e os pais foram convidados a debater a escola que temos e a escola que queremos. No segundo semestre, foram entregues aos professores Cadernos Pedagógicos e eles foram instigados a pensar as alternativas para a estrutura da lei da gestão democrática. Além disso, também foram eleitos líderes das constituintes nas escolas e no próximo dia 14, no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), haverá o primeiro encontro com esses líderes”, disse, ao acrescentar que ainda este mês será encaminhado para a apreciação da Câmara Municipal as Instâncias Deliberativas da Rede Municipal de Ensino.
Ela informou ainda que está previsto para o ano que vem a realização de um Congresso Constituinte, onde serão deliberadas as metas e diretrizes do Plano Municipal de Educação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.