[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Durante a manhã de hoje, quarta-feira, uma equipe de sinalização de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) concluiu a instalação de redutores de velocidade na avenida Tancredo Neves, próximo a faixa de pedestres em frente a Faculdade Pio X. Este serviço preventivo é parte da rotina da Prefeitura de Aracaju para garantir a segurança, além da fluidez no tráfego da cidade.

Segundo o diretor de Planejamento da SMTT, Orlando Vieira, toda e qualquer interferência como essa no trânsito da cidade depende de estudos cuidadosos que verificam a real necessidade de instalação ou modificação de sinalização horizontal, vertical ou semafórica. “Inicialmente fazemos um levantamento do número de acidentes da região, de uma pesquisa do volume de tráfego para saber o tipo de circulação. Depois passamos para o projeto de sinalização a ser instalada”, informou.

A diretoria possui uma metodologia aplicada para esse serviço, que sempre vem acompanhada de solicitações e pesquisas que vão orientar a organização da circulação. “Tanto para pequenos serviços, como sinalização em escolas a grandes projetos, como da rótula de acesso ao bairro Coroa do Meio ou mesmo o novo acesso ao Hospital na Zona Oeste, um serviço simples que está dando certo. Os dados gerados pelas pesquisas vão nos dar o respaldo para fazer as mudanças necessárias”, explicou Vieira.

Organização e trabalho preventivo

De acordo com o diretor, além da avenida Tancredo Neves, a SMTT atualmente realiza adaptações no trânsito, com diferentes tipos de sinalização, também no bairro São José e no conjunto Santa Lúcia. Outra preocupação da superintendência é com a manutenção dos semáforos e placas da cidade, serviços garantidos pelo funcionamento da Fábrica de Placas.

Criada há cinco anos, a unidade permite uma economia e maior qualidade na confecção e restauração de placas indicativas. A fábrica possui um sistema de reciclagem de placas, recuperando todas as placas velhas com defeitos de sinalização e deterioradas pelo tempo, que são recolhidas da rua e recuperadas para serem devolvidas ao meio urbano.

A fábrica também trabalha com estoque, contando sempre com uma boa quantidade de placas prontas na reserva para casos de emergência. Essa medida adotada pelo município permite a agilidade na recuperação e instalação de nova sinalização. Também são fabricadas placas móveis, como cavaletes, placas de “Siga” e “Pare”, que servem como auxílio na sinalização dos eventos e pintura das faixas de pedestre, colocação de prismas e ´tachões´ (placas luminosas) nas ruas da cidade.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.