[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Adolescentes da Oficina de Violino atendidos pela Secretaria Municipal de Assistencial e Cidadania (Semasc) emocionaram o público que participou da solenidade de lançamento do Programa Tim ArteEducAção, um programa desenvolvido na capital sergipana por meio de uma parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Aracaju e a operadora Tim de telefonia celular.

O grupo que se apresentou na abertura da solenidade é composto por cinco adolescentes inseridos no Projeto Jovem Aprendiz, que recebem aula no Centro de Referência Benjamin Alves de Carvalho, na Coroa do Meio. Incentivados pelo educador social Cláudio Pinto, que se apresentou no teclado, os adolescentes executaram, no violino, grandes sucessos da música clássica internacional e da Música Popular Brasileira.

Trata-se de um grupo em estágio avançado no processo de aprendizagem da música clássica, numa clara demonstração que o acesso ao bom gosto pela arte é uma questão de oportunidade. “Tecnicamente, este grupo, que está completando um ano de aulas, já está em estágio mais avançado e fazer apresentação em público estimula cada vez mais o adolescente ao estudo e eleva a auto-estima deles”, comenta o instrutor Cláudio Pinto.

Para Uesley da Silva Santos, 17, que antes tinha nas ruas da cidade a única alternativa de lazer, as aulas de violino proporcionou novos horizontes em sua vida. “Antes eu vivia na rua, mas depois que entrei no Projeto da Semasc tenho objetivos que beneficiam minha vida”, observa.

Felipe Leandro Abreu dos Santos também fala das mudanças promovidas pelos programas sociais da Semasc em sua vida. “Eu era desocupado e hoje busco meu objetivo. Tenho vocação para música instrumental e estes projetos da Semasc estão abrindo as portas para muitos jovens”, analisa.

Cidadania

O ArtEducAção tornou-se um dos itens incluídos no rol de programas sociais executados pela Semasc para atender crianças e adolescentes em Aracaju com a finalidade de proporcionar cidadania a este segmento, utilizando a arte como ferramenta educativa. O lançamento do projeto aconteceu no auditório da Sociedade Semear, localizado à avenida Vila Cristina, em Aracaju, com a presença da secretária Rosária Rabelo, da Assistência Social e Cidadania de Aracaju, do ator Paulo Otto, coordenador do programa, e Maurício Bianco, assessor de comunicação, representando a diretoria da Tim, além da equipe técnica da Semasc e jornalistas.

A secretária Rosária Rabelo, de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, falou sobre a importância da parceria com a Tim. “Esta parceria representa algo de fundamental importância. Nós só vamos conseguir reverter o quadro de vulnerabilidade social do segmento infanto-juvenil, que vive na nossa cidade, através da articulação entre o terceiro setor, a sociedade civil organizada e o poder público, cada um fazendo a sua parte, dando sua contribuição, assumindo a sua responsabilidade”, ressalta a secretária. “Representa o momento de conseguirmos articular e envolver o grupo familiar desse segmento dentro de um projeto de construção de cidadania”.

A arte-educação é um instrumento que tem grande poder sobre a formação do cidadão, em especial o cidadão que futuramente deve estar assumindo o futuro do país, da nação e da sociedade. Vejo isso como uma grande ferramenta de inclusão social, no sentido de acabar com a idéia de que ‘para pobre tudo serve, para pobre tudo pobre’. Acho que conseguimos construir uma rede de cidadania na nossa cidade, estendendo essa ação com entidades não governamentais também. Então, isso já está extrapolando a ação meramente do poder público, no sentido de criar uma rede de construção de cidadania desse segmento no município de Aracaju”, analisa a secretária.

O representante da Tim, Maurício Bianco, destacou a importância da continuidade da parceria. “Os investimentos, quando feitos através dos três setores da sociedade, neste caso a Semasc, a Tim e a sociedade civil organizada, que atua no projeto com o mesmo objetivo, potencializa o resultado que deriva desse investimento”, observa Bianco. “Os diferentes esforços são conjugados para o benefício comum e isso tem uma potência maior na medida em que ele atinge não só uma quantidade enorme de crianças e adolescentes, como também cria políticas públicas voltadas para as mesmas através das oficinas sócio-culturais, que estão sendo exemplificados através do programa Tim ArtEducAção”, opina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.