[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais uma vez a cidade de Aracaju se veste de solidariedade. Desde ontem a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem fixando em pontos da cidade os símbolos da Luta Mundial Contra a Aids, que passarão a integrar o belo cartão postal do Centro histórico de Aracaju. A colocação dos laços é uma das atividades previstas na programação deste ano, que teve início no dia 17 de novembro, quando aconteceu o II Encontro Sergipano de Soropositivas.

A Saúde Municipal tem como objetivo alertar a população sobre a necessidade de atenção às pessoas que convivem com a doença e, principalmente, a necessidade de prevenção. Desde o ano de 2003 a SMS aceitou a orientação do Ministério da Saúde e do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), quanto à colocação dos símbolos em pontos estratégicos da cidade. Em 2003 esses símbolos foram fixados no Obelisco da Praça Inácio Barbosa, Relógio da Sementeira e na caixa d’água do Mercado. Neste ano, os laços estarão nos espaços onde acontecerão as atividades alusivas à campanha (praça da Bandeira e praça Fausto Cardoso).

Laço vermelho
O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a doença. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo de aids.

O Visual Aids tem como objetivos conscientizar as pessoas para a transmissão do HIV/Aids, divulgar as necessidades dos que vivem com a doença e angariar fundos para promover a prestação de serviços e pesquisas. O laço vermelho foi escolhido por causa de sua ligação ao sangue e à idéia de paixão e foi inspirado no laço amarelo que honrava os soldados americanos da Guerra do Golfo.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.