[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Gerência do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou nesta quinta-feira, 24, no Sest/Senat, em Aracaju, a Oficina de Insumos de Prevenção, voltada para profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios sergipanos. O intuito do evento é organizar e pactuar a logística e distribuição de preservativos.

Os participantes, que ficaram reunidos das 9h às 13h, receberam material para a oficina e conferiram a abertura do encontro, realizada pelo médico Almir Santana, gerente do Programa Estadual de DST/Aids da SES. Em seguida, Joana D’Arc, técnica responsável do Centro de Testagem e Aconselhamento de Sergipe (CTA), vinculado à gerência do Programa Estadual DST/Aids, e a farmacêutica da SES, Rafaela Teles, palestraram sobre o teste rápido para a detecção do HIV e preservativos.

Segundo Joana D’Arc, os preservativos são disponibilizados a partir de um relatório mensal de distribuição enviado por cada um dos 75 municípios. “A partir destes relatórios notamos que os preservativos não estão sendo distribuídos corretamente pelas UBS ou ficam nos almoxarifados até vencimento, portanto, o caminho para solucionar esses problemas é traçar estratégias conjuntas com os profissionais para incentivar a população a usar camisinha”, afirmou a técnica.

Descentralização do Teste de HIV

Na oportunidade da Oficina de Insumos, os participantes assistiram apresentação sobre a descentralização do Teste Rápido para Detecção do HIV. A partir de agora, cada um dos municípios realizará o teste, que atualmente é feito em apenas 12 municípios. “No mês de abril deste ano vamos ofertar a capacitação aos 75 municípios para que tenham condições de implantar o serviço. Outra capacitação está prevista para setembro”, disse Joana D’Arc.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.