SES participa do lançamento da Campanha “Fraternidade e Saúde Pública”
Por Bruno Antunes, Ascom/SES
A Campanha da Fraternidade, lançada anualmente em todo o Brasil pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), destaca a Saúde Pública como tema em 2012. O lançamento desta campanha em Sergipe ocorreu nesta sexta-feira, 24, na Cúria Metropolitana, em uma coletiva para a imprensa. A CNBB promove a Campanha da Fraternidade, desde o ano de 1964, durante o período da Quaresma.
A ideia da Igreja é despertar o interesse e a discussão da sociedade sobre a realidade da saúde pública. Entre os objetivos, também consta o acompanhamento das ações na gestão pública, visando à defesa do SUS e à reivindicação do seu justo financiamento.
O diretor de Atenção Integral à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), David Souza, na ocasião, representou o secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães. Sobre o convite para a SES participar da campanha, David ressaltou a importância de se abrir um novo canal de comunicação e negociação com a Igreja Católica.
“Nós estamos muito felizes com mais essa possibilidade apontada com a Campanha da Fraternidade porque a força da Igreja Católica é inquestionável e nos ajudará a buscar soluções aos temas relacionados à saúde pública. Colocar o assunto em evidência é ganhar mais reforço nas batalhas diárias do SUS. Em Sergipe, nós temos um dos maiores investimentos per capta no Brasil, mas ainda estamos em um momento de transição da Saúde no Estado, que se iniciou com a Reforma Sanitária e isso significa que vamos avançar muito mais do que já foi feito, já que neste ano teremos inúmeras inaugurações”, apontou.
O diretor da SES falou ainda sobre os três grandes pilares em que a saúde pública trabalha em Sergipe. “O primeiro é a ampliação da capacidade de leitos hospitalares, para desafogar o Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE), a segunda é que chamamos de regulação, que é a administração inteligente de recursos disponíveis que são os exames, leitos de hospital, para que isso seja feito de forma ordenada. A terceira questão, que inclusive o Dom Lessa também propôs, é a ampliação da Atenção Básica, da Saúde Primária, onde se concentram a maior parte dos casos”, destacou.
Segundo o arcebispo de Sergipe, Dom Palmeira Lessa, é preciso sensibilizar a todos sobre uma parcela da população que não tem acesso à assistência necessária na Saúde Pública.
“A Saúde [Pública] está em função da vida e esta é uma preocupação da Igreja. O nosso lema é que o tema saúde se difunda sobre todos e o objetivo dessa campanha é justamente educacional e de aprimorar o cuidado das pessoas. Temos que refletir sobre a saúde no Brasil, adotando um modo de vida compatível e é preciso que a sociedade se organize, pois para ter saúde é preciso ter harmonia psíquica, física e espiritual”, ponderou.
O coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade 2012, padre João Santana, afirmou que a Campanha da Fraternidade a cada ano aponta uma chaga da sociedade. “Por isso, neste ano, ela trata da Saúde Pública que é um tema essencialmente cristão e estamos voltados para o cuidado do outro e o grande desejo da Campanha é tornar conhecido esse tema, para a reflexão do cidadão brasileiro, para que ele possa reivindicar com dignidade os seus diretos e gerar o espírito fraterno na comunidade”, reforça.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- SES participa do lançamento da Campanha “Fraternidade e Saúde Pública” –