[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) se reuniu mais uma vez, no final da tarde da última segunda-feira, 27, com os representantes dos trabalhadores da área da saúde. O principal objetivo da reunião foi construir as normas de condução das reuniões da Mesa Permanente de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) Sergipe entre Governo do Estado e trabalhadores.
 
Também foram esclarecidas dúvidas sobre a construção do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCV) do SUS Sergipe, que está em processo de produção entre representantes da SES, Fundações Estatais de Saúde, Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e Fundação de Saúde Parreiras Hortas (FSPH) e de cada um dos sindicatos.
 
Mesa Permanente de Negociação
 
A Mesa Permanente de Negociação será criada a partir da Portaria número 75/2011, que está sendo construída a partir da discussão entre ambas as partes. Os trabalhos da Mesa têm três principais objetivos: melhorar serviços de saúde prestados à população, aumentar o desempenho e a eficácia profissional e aprimorar as relações com os servidores e empregados públicos que trabalham no SUS Sergipe.
 
Sobre a portaria, os representantes dos sindicatos e da SES, também discutiram a composição da mesa, a presença de um secretário-geral para organização da pauta, elaboração das atas e demais encaminhamentos necessários ao andamento das reuniões, a discussão de assuntos de interesse e geral dos trabalhadores, a permissão de convidar servidores de outros órgãos do Governo do Estado ou entidades para elucidar assuntos técnicos e a periodicidade das reuniões, que serão mensais.
 
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, as discussões que regulamentam a portaria de criação da Mesa Permanente de Negociação tem um papel fundamental para condução dos trabalhos. “Quando a gente regra as nossas conversas, a gente consegue cumprir o combinado, por isso, é importante a ata de reunião e esse conjunto de normas que estamos construindo”, disse o secretário.
 
Durante a reunião, a presidenta do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), Flávia Brasileiro, destacou a importância da valorização do momento de negociação. “A mesa instituída é para ser valorizada. Esse é o momento de nos colocarmos e colocarmos nossas reivindicações”, disse Brasileiro.
 
Avanços
 
Para exemplificar os diversos avanços nos trabalhos, o subsecretário de  Articulação com os Movimentos Sociais e Sindicais, Chico Buchinho, que participou da reunião, destacou o avanço dos trabalhos realizados pela saúde. “A iniciativa do Governo do Estado, de realizar o PCCV dos trabalhadores da Saúde é uma atitude histórica e os trabalhadores serão beneficiados com isso”, ressaltou Buchinho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.