[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Prossegue até esta quinta-feira, 1º, o primeiro módulo do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública) para os servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE). O curso iniciou na última segunda-feira, 29, no auditório do Instituto Tecnológico e de Pesquisa de Sergipe (ITPS) em Aracaju. A iniciativa tem por objetivo oferecer condições para melhorar a qualidade dos serviços oferecidos pela Controladoria.

"O Gespública constitui-se numa importante ferramenta de acompanhamento e avaliação contínua dos resultados alcançados pelo gestor. Acredito que a aplicação do programa na Controladoria será um piloto para toda a Administração Estadual, visto que permite alcançar a economicidade e a eficiência administrativas", avalia Adinelson Alves, controlador-geral do Estado.

O programa foi instituído com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos. A experiência mostra que as instituições que participam do Gespública ganham eficiência, aumentam o envolvimento dos seus servidores e a satisfação dos seus usuários.

Além da CGE, participam servidores das secretarias de Justiça, Administração, Governo, e da Agência de Tecnologia de Sergipe (Agetis).

Boas práticas

O facilitador Jairo de Jesus elogia a iniciativa da Controladoria em aderir ao programa, buscando melhorias na gestão pública. "Uma das funções da Controladoria é prestar consultoria ao Governo na melhoria da gestão da organização, e o Gespública servirá de ferramenta para esse princípio. A CGE também tem como missão monitorar a gestão governamental e o Gespública vai contribuir para disseminar uma boa administração", destaca.

Jairo de Jesus ressalta ainda dois pontos primordiais que o curso propõe. "Nele é recomendada uma auto-avaliação e um plano de melhoria da gestão pública. Além disso, o curso prepara órgãos e entidades públicas para a implantação de ciclos contínuos de avaliação e melhoria da gestão", completa Jairo.

Novo conceito

Os participantes do "Gespública" estão apostando na iniciativa. "O curso pode trazer uma mudança de perspectiva na função de servidor. Ele aprende a diferença em atuar em um órgão público e passa a exercer a função de servidor da sociedade", comenta o diretor da CGE, Jorge Argollo.

Fernanda Lima concorda. "Acho bastante importante o curso do Gespública porque nos transmitiu conhecimentos que podemos aplicar numa boa gestão no trabalho", relata. "É um novo conceito para ser implantado na administração pública que levará resultados efetivos para a sociedade", conclui a servidora Wilma Machado, da assessoria técnica da Controladoria.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.