[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho – Sesmt -, anexo à Semad – Secretaria Municipal de Administração -, é o setor responsável pelas ações de perícia médica e saúde ocupacional dos servidores municipais. Em oito meses de funcionamento, o serviço atende uma média de dez servidores por dia. “Atendemos diariamente entre dez e doze servidores, entre procedimentos de perícias médicas e de saúde ocupacional, que envolve exames admissionais, periódicos, de mudança de função, de retorno ao trabalho e demissionais”, explica Rivaldo Melo, médico e coordenador do serviço.

O Sesmt foi o setor responsável pela análise dos exames admissionais dos mais de 300 professores recentemente nomeados pela Prefeitura de Aracaju. A implantação do Sesmt não está relacionada à oferta de serviços de medicina complementar ou plano de saúde. “O serviço é uma forma de manter o bem-estar do servidor no ambiente de trabalho, local onde passa grande parte do dia”, explica o coordenador.

Comissão de periculosidade e insalubridade

Também é de responsabilidade do Sesmt analisar, averiguar a procedência das informações prestadas pela entidade ou órgão de lotação do servidor e avaliar as condições de periculosidade e qualidade do ambiente de trabalho. Para isso, conta com um Comissão Especial, instituída pela prefeitura para analisar e emitir laudo pericial nos requerimentos de adicional de periculosidade e insalubridade de que trata a Lei nº 1.464/88, do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Aracaju.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.