[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O serviço de recolhimento de entulhos das ruas da cidade é realizado permanentemente pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos. Semanalmente, a empresa mantém um cronograma de coleta de entulho, disponibilizando equipes compostas por caçambas, pás enchedeiras e servidores para efetuar recolhimento.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Administração Municipal é combater os pontos de descarte clandestinos de lixo e entulho em locais impróprios. Na opinião do presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, a população é também agente participativo na manutenção dos serviços de limpeza urbana, pois deve evitar o acúmulo de lixo em locais impróprios, como esquinas e terrenos baldios. “O prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, tem se preocupado em combater as lixeiras clandestinas. Não há razão para que a população transforme alguns locais em lixeiras clandestinas. É inadmissível que na sociedade em que vivemos ainda tenhamos que enfrentar questões como essa, que acabam contribuindo para a proliferação de vetores de doenças”, disse, acrescentando que o descarte de material em local impróprio se reverte em problemas de saúde para a própria comunidade.
Segundo Osvaldo, a população deve também contribuir, armazenando o lixo em casa – e acondicionando de forma que o mau cheiro não provoque incômodos – até que o caminhão coletor faça o recolhimento. No caso de restos de construção ou móveis velhos, o lixo deve ser levado ao aterro controlado do bairro Santa Maria.
Ele explica que as sobras de construção, os “cascalhos”, podem ser reaproveitadas em revestimento de pisos, reduzindo o volume de lixo poluente. Os móveis velhos e aparelhos eletrodomésticos devem ser fragmentados a fim de facilitar o recolhimento pelo caminhão coletor de lixo. No caso de uma construção de maior porte, a opção é contratar empresas particulares de recolhimento de entulho para dar destinação adequada ao material. Para aqueles bairros cobertos pelo Programa de Coleta Seletiva de lixo, basta fazer a seleção de todo o lixo seco, ou seja, plástico, madeira, papelão, papel, latas etc e armazenar em sacos plásticos, para que no dia de coleta seja recolhido pela equipe de agentes da Care.

Coleta seletiva
O cronograma de coleta seletiva é o seguinte: na segunda-feira, a coleta é realizada nos conjuntos Bela Vista, às 7 horas, e Beira Mar I e II, às 10 horas. Na terça, órgãos municipais, às 8 horas. Na quarta-feira, Inácio Barbosa, às 7 horas, e no Jardim Esperança, às 11 horas. Na quinta, doações de empresas, às 8 horas. Na sexta-feira, acontece a coleta seletiva nos conjuntos Sol Nascente, JK e Santa Lúcia, às 7 horas, Médici e também Jardim Baiano, às 13 horas. Por fim, no sábado, a partir das 8 horas, a coleta seletiva é feita no bairro Siqueira Campos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.