[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Os serviços de podação de árvores são feitos regularmente pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) em vários bairros de Aracaju. Desde a terça-feira, 30 de abril, os canteiros da avenida Heráclito Rollemberg vêm recebendo os cuidados do órgão municipal. A finalização do serviço neste local será feita na sua última etapa na praça Jacintho Figueiredo, a rótula do terminal do D.I.A.

A avenida Heráclito Rollemberg não é a única a passar pelo. A Emsurb também está presente no bairro Siqueira Campos, no 18 do Forte e na Atalaia, seja através de serviços programados ou atendimento de solicitações da comunidade. Para isso, a Emsurb oferece ainda uma central de atendimento ao cidadão para receber as solicitações, que podem ser comunicadas através do telefone 0800-284-1300, ou mesmo diretamente à Diretoria de Operações da empresa, pelo 3179-1686.

O serviço é feito para proporcionar maior segurança à população. “No caso das árvores das praças só é necessário podar na parte de baixo e um pouco no topo. Já nas avenidas é diferente. Se não podarmos no topo corre-se o risco dos galhos se emaranharem nos fios elétricos, podendo ocorrer um curto-circuito”, explica o coordenador de Podação da Emsurb, Valtênio Rodrigues.

Existem várias formas de se fazer o corte de uma árvore, levando-se em conta a espécie da planta e a função para a qual ela deve se destinar. Em canteiros centrais e praças, é imprescindível ter em mente também aspectos de segurança: a vegetação não pode atrapalhar visualização da sinalização ou escurecer o local, evitando assim acidentes e que as plantas sirvam de abrigo para delinqüentes. Já nas avenidas, deve-se levar em conta a visibilidade no trânsito, devido ao número de pessoas que utilizam o local (pedestres, carros ou ciclistas).

Os funcionários são treinados para realizar este tipo de trabalho com segurança, já que além de utilizarem equipamentos de proteção adequados, como luvas, capacetes, coletes luminosos e cinto de segurança, recebem treinamento através de cursos e palestras, assim como a preocupação de não prejudicar o desenvolvimento da planta.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.