[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ao final da reunião de secretariado, realizada na última terça-feira e concluída hoje, o prefeito de Aracaju, Marcelo Déda, fez um balanço geral dos três anos e três meses de sua administração. Acompanhado do vice-prefeito Edvaldo Nogueira, o prefeito classificou como “extremamente positivos” os resultados obtidos pelo governo municipal até o momento e destacou que a série de realizações, apesar de não esgotar os problemas da cidade, mudou o perfil da administração pública em Aracaju.

“Tivemos a oportunidade de examinar com detalhes todas as áreas e, com esta visão panorâmica, pudemos perceber que os princípios de inversão de prioridades, participação popular, ética e transparência que definimos no início da gestão perpassam hoje as ações de todas as secretarias”, afirmou Marcelo Déda.

Segundo o prefeito, além dos ganhos de infra-estrutura, sociais e econômicos para a cidade, ficou claro o surgimento de uma nova geração de executivos que fortaleceram os valores republicanos e democráticos. “Hoje um dos maiores ganhos da cidade é uma nova forma de pensar e tratar as coisas públicas, seja com a transparência das licitações, com o fim de privilégios políticos ou com o aumento da participação do povo nas decisões da administração”, enfatizou.

Governo e Guarda Municipal

As últimas secretarias a expor os trabalhos desenvolvidos nesta gestão foram a de Governo (Segov) e a Guarda Municipal. Segundo o comandante da Guarda, capitão Eduardo Henrique, de 2001 até hoje houve um aumento de 34% no efetivo profissional, que hoje conta com 214 guardiões e 96 vigilantes do patrimônio público. O número de postos de serviço cresceu 120%, passando de 20 para 44 e três motos e 16 carros são utilizados para fazer a ronda nos mercados municipais, escolas e outras áreas de grande circulação da comunidade. O concurso realizado recentemente para preenchimento de 200 vagas –inclusive de guardas de trânsito na Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) – é outra iniciativa importante.

Quanto às relações entre a Prefeitura de Aracaju e outras instâncias de poder, o secretário municipal de Governo, José de Oliveira Júnior, frisou a melhoria sensível nas relações com a Câmara Municipal de Vereadores, sobre a qual o prefeito Marcelo Déda tem feito referências constantes por causa dos benefícios que tem levado à população de Aracaju. “Não temos encontrado resistência na aprovação de projetos de interesse do povo. A relação não é de subserviência, mas de respeito mútuo e luta para melhorar a vida da população”, disse Marcelo Déda.

O secretário Oliveira Júnior ressaltou ainda o estabelecimento de relações que antes não existiam com a Assembléia Legislativa e o Congresso Nacional. A ampliação do entrosamento entre as secretarias municipais para a execução de trabalhos integrados foi bem avaliada, assim como a conquista de um acervo digitalizado de leis e a resolução de questões da municipalidade em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), da qual o prefeito Marcelo Déda é coordenador geral.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.