[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Estado de Sergipe foi escolhido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para sediar o 1º Fórum Regional de Vigilância Sanitária do Nordeste. O evento acontecerá nos dias 7, 8 e 9 de maio no Hotel Aquariu’s, na Orla de Atalaia, com a participação de aproximadamente 150 representantes da própria Anvisa e das áreas de saúde de estados e municípios. O Fórum vai definir uma agenda regional da vigilância sanitária, através de debates em torno do aprofundamento das relações entre as três esferas de governo e da criação de espaços permanentes para discussão das prioridades e estratégias. A abertura acontecerá dia 7, às 19h.

Esta será a primeira vez que Sergipe reúne representantes das três instâncias do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro será o último de uma série realizada com estados e municípios em todas as regiões do país antes do Fórum Nacional, previsto para junho.

"Este é o mais importante evento de Vigilância de Sanitária já realizado no Nordeste. A escolha de Sergipe funcionará como incentivo à implantação de uma política de Estado para o setor da promoção e proteção à vida", diz Pádua Pombo, coordenador estadual de Vigilância Sanitária.

O Fórum Regional acontecerá num momento rico de discussão da implementação das diretrizes do Pacto pela Saúde e do Plano Diretor de Vigilância Sanitária, aprovado pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) em fevereiro passado, após dois anos de extenso debate e pactuações entre os gestores do SUS.

Participações

O encontro contará com a participação do diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Júnior, dos presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Osmar Terra, e Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Helvécio Miranda.

Além deles, secretários de Saúde dos nove estados e capitais da região Nordeste, dirigentes das vigilâncias sanitárias, presidentes dos Conselhos Municipais de Saúde (Cosems), Conselhos Estaduais de Secretários Municipais, membros do Ministério Público, representantes de laboratórios públicos e do poder Legislativo, entre outros, farão parte do Fórum.

Gerenciamento de produtos controlados

Cumprindo a agenda pactuada com a coordenação de Vigilância Sanitária de Sergipe, o presidente da Anvisa, Dirceu Raposo de Mello, vai se reunir com farmacêuticos, proprietários de farmácias e coordenadores da vigilância sanitária dos 75 municípios do Estado para apresentar o novo Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

A apresentação do sistema, que promete modernizar o controle do comércio de psicotrópicos e entorpecentes, além de monitorar a prescrição destes medicamentos em todo o Brasil, acontecerá às 14h da terça-feira, 8 de maio, no Auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.