[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Projeto de Saúde Solidária "Posso Ajudar?", desenvolvido no Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), está com inscrições abertas até sexta-feira da próxima semana, 11 de maio, para mais uma turma de voluntários. Para participar da ação, é necessário apenas cumprir uma carga horária mínima de quatro horas semanais no Hospital e ser estudante da Universidade Federal de Sergipe (UFS), parceira na execução da iniciativa.

A ação de humanização é fruto de um projeto idealizado pelo estudante de medicina Vagner Amoedo que, em 2002, iniciou o "Posso Ajudar?" com o objetivo de orientar as pessoas atendidas no Pronto-Socorro e demais setores do hospital. Segundo Vagner, todos os dias um grupo de estudantes de diversos cursos de graduação acolhe os pacientes e acompanhantes, dando informações, encaminhando para o setor indicado ou promovendo algum tipo de ação solidária.

O início

O projeto "Posso Ajudar?" começou com 50 graduandos em Medicina, mas logo depois abriu espaço para os alunos de outros cursos como Enfermagem, Serviço Social, Educação Física, Odontologia, Farmácia e Artes. Atualmente, cerca de 40 pessoas estão inscritas, mas não existe número de vagas limitadas para a formação do sexto grupo a fazer parte da ação.

"A participação dos voluntários é essencial para darmos continuidade ao projeto, já que eles contribuem com o fluxo de rotinas do hospital na realização dos serviços executados, intermediando o tratamento dos doentes. Eles auxiliam na organização, fazem o acompanhamento dos pacientes, orientam a todos e colaboram com acolhimento e humanismo para quem busca assistência médica no HUSE", esclarece Fátima Basto, coordenadora do Setor de Humanização do complexo hospitalar.

Idéia premiada

O Projeto de Saúde Solidária "Posso Ajudar?" foi selecionado pelo Ministério da Saúde (MS) em 2004 como Ação de Humanização Exitosa na premiação de Humanização David Capistrano. No mesmo ano, ganhou o Prêmio Nacional Saúde Brasil e este ano será apresentado a estudantes e professores durante um evento de humanização em Bauru (SP).

Os estudantes da UFS interessados em participar do "Posso Ajudar?" devem procurar o Núcleo de Humanização do Hospital de Urgência de Sergipe, em horário comercial. Mais informações com a coordenadora do setor, Fátima Basto, através do telefone (79) 3216-2694.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.