[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado da Educação (SEED) recebeu nesta sexta-feira, 27, representantes da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC), que fizeram uma apresentação sobre o Curso Técnico de Formação para Funcionários da Educação, intitulado de Pró-Funcionário. Segundo o diretor de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino da SEB, Horácio Francisco dos Reis, o curso é um instrumento importante na perspectiva da profissionalização do servidor da educação.

"Esse é um programa desenvolvido em 2004 e atende a uma reivindicação dos funcionários da educação, que lutaram pela formação profissional. O Ministério da Educação, em conjunto com a Universidade de Brasília, iniciou o curso em quatro estados pilotos", informou Horácio Reis. O Pró-Funcionário tem como eixos norteadores a democratização do acesso e da permanência dos alunos, a qualidade social da educação, a gestão democrática e a valorização dos trabalhadores em educação, sendo este último o principal objetivo.

O representante do MEC explicou que o curso é destinado aos profissionais que trabalham na área administrativa, sendo estes os prestadores de serviços auxiliares, merendeiras, zeladores, vigilantes, entre outros. "A proposta do Pró-Funcionário é de inclusão social. Para isso temos que articular, nas escolas de Educação Básica, os espaços de gestão, de multimeios, da alimentação, da infra-estrutura, do meio ambiente, com os espaços de docência", disse.

Para a secretária adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira Araújo, o curso é fundamental para a qualidade do ensino. Ela considerou relevante as propostas voltadas para a valorização dos trabalhadores. "Temos grande interesse pela qualificação profissional, uma vez que envolvem todos do processo educacional", destacou.

Hortência Araújo disse que a Secretaria de Estado da Educação tem intenção em implantar o curso em Sergipe. "Esse é um programa de fundamental importância para o ensino no nosso estado. Temos todo o interesse em colocar o curso à disposição dos funcionários", informou. Hortência pediu mais informações sobre o Pró-Funcionário e falou que será realizado um levantamento sobre as necessidades e a estruturação pedagógica, que conta com tutores e laboratórios de informática.

O curso

O Pró-Funcionário oferece cursos técnico-profissionais de nível médio aos funcionários das escolas da rede pública nas modalidades alimentação escolar, multimeios didáticos, infra-estrutura, meio ambiente e gestão. Os cursos têm duração de 1.260 horas, com aulas à distância e presenciais, sendo 300 horas destinadas à prática profissional supervisionada.

São 16 módulos para cada modalidade, onde são enfatizados assuntos como Informática, Antropologia, Contabilidade, Estatística, Alimentação Escolar, Teorias da Comunicação, Higiene, Saúde, Segurança, entre outros de acordo com o curso selecionado. "Nosso objetivo é redefinir o fazer profissional, transformando atividades rotineiras em práticas educativas", finalizou Horácio Reis.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.