[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe será contemplado com mais uma exposição que ressalta a beleza dos patrimônios, materiais e imateriais do estado. É a ‘Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico’, que anda levando a todo o país a diversidade do patrimônio cultural brasileiro representada em pinturas, gravuras e esculturas, além de filmes e fotografias.

A ‘Bem do Brasil: Patrimônio Histórico e Artístico’ é uma exposição itinerante do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e que conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult, e patrocínio do BNDES, curadoria de Lauro Cavalcanti e design de Victor Burton. O lançamento está marcado para o dia 2 de agosto, às 19h, no Memorial do Judiciário, localizado na praça Olímpio Campos, 417, no Palácio Sílvio Romero.

A exposição busca fazer com que o espectador reflita, compartilhe e valorize o patrimônio histórico nacional como um significado histórico, e entenda como as ações do Iphan integram preservação de bens de valor, e desenvolvimento do país com uma visão dinâmica do patrimônio histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e de caráter afetivo para a população.

Acervo

A mostra será composta por pinturas, gravuras, filmes e outros materiais que representam nossos patrimônios culturais, e é também neste quesito que a Secult está colaborando. Segundo Sayonara Viana, coordenadora de Museus da Secult, a Secretaria está contribuindo com a cessão de objetos e fotografias que representam o sergipano.

“Nós estamos fazendo um trabalho de junção de vários objetos, peças e fotografias que representam a sergipanidade. Algumas de nossas unidades estão fazendo empréstimos de peças, bem como outros museus que não são administrados pela Secult”, explicou a coordenadora. Ela ressalta que a mostra reúne peças de todos os estados brasileiros, e à medida que a exposição chega em cada estado, mais peças são acrescentadas à ela, contando um pouco da história dos patrimônios materiais e imateriais de cada lugar.

Sayonara comenta que Sergipe estará representado através de obras do sergipano Horácio Hora, mobiliários, peças de prata e muitos outros objetos cedidos pelo Museu Histórico de Sergipe, Museu de Arte Sacra de Laranjeiras, Museu Afro Brasileiro de Sergipe, entre outros.

Demais atividades

Na programação de abertura do evento, haverá ainda as apresentações do grupo folclórico Cacumbi, da cidade de Laranjeiras, e do grupo de música antiga Tetraccorde, ambos, viabilizados através da Secult.

A exposição estará aberta a visitações entre o dia 3 de agosto e 30 de setembro e funcionará de segunda à sexta das 8hs às 14hs, e aos sábados e domingos pela manhã, através de agendamento. Os interessados podem ligar para os números (79) 3213-0219 – 3213-0771 e agendar sua visita.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.