[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Sergipe realizou 100% das Conferências Municipais de Saúde, e figura entre os estados brasileiros que mais realizaram esse feito. A boa notícia é confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), ao contabilizar que os 75 municípios sergipanos já passaram por esse processo democrático que tem como objetivo definir, através da participação popular, as diretrizes das políticas de saúde que serão seguidas pelos gestores municipais, estaduais e do Governo Federal nos próximos quatro anos.

As Conferências Municipais e Estaduais antecedem a Conferência Nacional e são realizadas em todo o país. Elas realizam suas discussões em torno do mesmo tema já previsto para a etapa nacional e servem para aprovar previamente propostas que contribuam com as políticas de saúde e que serão levadas, posteriormente, para discussão nacional. O secretário de Estado da Saúde, Antonio Carlos Guimarães, comemora o resultado em Sergipe.

“As Conferências Municipais são importantes espaços destinados a analisar os avanços e os retrocessos do Sistema Único de Saúde [SUS] e a propor diretrizes para a formulação de políticas de saúde eficazes. São ferramentas de controle social, pois contam com a participação de representantes de diversos segmentos da sociedade. E em Sergipe, poderemos seguir com a Conferência Estadual tendo a certeza de que o processo que vem sendo construído para mudar positivamente a nossa realidade, consolidando o SUS como um sistema que funcione para todos, é de fato uma construção coletiva”, afirma o secretário.

Apoio institucional

Cada uma das conferências municipais de Sergipe contou, desde o início, com o apoio da SES por meio do Núcleo de Gestão Estratégica e Participativa (Nugep) e com o apoio da Diretoria de Atenção Integral à Saúde, que disponibilizou técnicos e gestores das áreas para realização de palestras e ajuda na condução dos trabalhos dos conferencistas.

De acordo com o coordenador do Nugep, José Dias Júnior, a participação da SES no processo de construção das Conferências fortalece o controle social no estado. “Nosso trabalho tem consistido em apoio os municípios em todos os sentidos, desde o convencimento de alguns sobre a importância da realização da conferência, até a elaboração dos documentos necessários para o evento, como decretos para convocação”, explicou.

Conferência Estadual

A 5ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe (Confesa), que será aberta no dia 7 de outubro deste ano e prossegue até o dia 9, traz o tema “O SUS é de todos: acesso universal e integral com cidadania, uma conquista do povo brasileiro”. A solenidade de abertura do evento deve contar com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Antonio Carlos Guimarães informou que já foi confirmada outra importante presença. “Estará aqui um sergipano, que atualmente reside em São Paulo, e é famoso no Brasil por ser um verdadeiro pregador dos princípios do SUS, do Controle Social e da busca incessante por mais recursos ao financiamento da Saúde: o médico pediatra e de saúde pública Gilson Carvalho”, conta, informando também que no dia 8 o convidado falará aos participantes sobre o tema “O SUS: 22 anos de sucesso! Da Constituição de 1988 ao Decreto 7.508/2011”.

O tema da 5ª Confesa faz uma referência ao tema da 14ª Conferência Nacional de Saúde: “Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social, Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro”. As discussões feitas em Sergipe estão em consonância com o que SUS pretende em nível nacional: o atendimento integral ao paciente na rede e o acesso universal do cidadão à uma saúde de qualidade.

Hotsite

Para mais informações sobre a 5ª Conferência Estadual de Saúde de Sergipe acesse o hotsite www.ses.se.gov.br/confesa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.