[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Juntamente com o presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), Mardoqueu Bodano, e o diretor de Irrigação e de Desenvolvimento Agrícola da Cohidro, João Quintiliano, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos e presidente da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Genival Nunes, visitou as barragens dos municípios de Areia Branca e Campo do Brito neste último sábado, 24.

O principal objetivo dessa visita foi conhecer as barragens e, substancialmente, liberar o Licenciamento Ambiental para a atividade de Piscicultura de tanque e rede da região, uma das principais fontes de renda dos moradores das cidades. A piscicultura é um dos ramos da aquicultura, que se preocupa com o cultivo de peixes, bem como de outros organismos aquáticos.

Essa atividade está crescendo muito e movimentando o setor econômico das cidades do interior do Estado, conforme é a situação de várias famílias do município de Areia Branca e Campo do Brito. Segundo o trabalhador Everaldo do Santos, a piscicultura veio para mudar a sua vida, pois, antes trabalhava em lavoura de cana e ganhava muito pouco. “Com a atividade posso sustentar a minha família com tranqüilidade, vendendo peixes na feira”, justifica a importância da continuidade da pesca para a região.

Licenciamento

Na feira do município de Areia Branca, o cliente pode escolher o peixe que ele quer ainda vivo. É que, devido a um sistema de bombeamento de ar instalado na própria feira livre, os moradores podem usufruir da qualidade de vida. “Esse método, ainda é pouco usado no Estado, devido à falta de recursos. É por isso que precisamos da Licença Ambiental, para podermos através da licença adquirir crédito no banco e poder aumentar nossa produção”, afirmou o presidente da Associação dos Piscicultores do Estado de Sergipe, Aguinaldo Santos.

O presidente da Adema agrada-se pelo interesse da associação em adquirir a Licença Ambiental. “Observarmos que a produção de peixes é necessária para o desenvolvimento econômico de cada família que vive da piscicultura. Preocupados com isso, e atentos a proposta do Governo Federal no Projeto Brasil sem Miséria, a Adema – junto a Cohidro e a Seagri [Secretaria de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural] – se unem para buscar a melhor forma de licenciarmos às barragens, um dos berços econômicos da região. O projeto para tal atividade está evoluído, e o mais importante de tudo, está atendendo as normas ambientais”, afirma Genival Nunes.

O secretário explica ainda que as barragens apresentam duas importantes preocupações, o uso da cultura exótica em ambientes naturais e o descontrole no manejo das rações. Segundo explica tecnicamente Genival, o cultivo em tanque de rede – portanto, de produção em peixes em confinamento – impede a entrada do organismo exóticos no natural e o uso controlado da ração, a qual a impede de uma possível eutrofização, ou seja, poluição dos corpos hídricos.

O diretor João Quitilian afirma que a principal intenção das associações é levar as barragens para legalidade e promover o desenvolvimento da agricultura e da pesca do estado de Sergipe, e também crescer e agregar um valor econômico e social para a população.

Investimento

Uma das principais produções e cultivo de peixes em alta densidade de estocagem é o sistema de tanques-rede. Esse sistema trata-se de uma criação intensiva de peixes, cujo resultado final é uma alta produtividade. Em geral, as estruturas são retangulares, flutuam na água e confinam peixes em seu interior. Anteriormente, para se obter esse equipamento, era necessário requisitar fora do estado, chegando muito caro para os pescadores dos municípios do estado por conta do deslocamento.

Após alguns anos trabalhando com essa atividade, o piscicultor José Venceslau teve a idéia de desenvolver os tanques-redes, com a intenção de baratear o trabalho e assim obter um maior lucro nas suas produções. “Atualmente, recebo propostas para exportar os tanques-redes para outros lugares do Brasil”, comemora o sucesso do sucesso do seu trabalho.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.