Sergipe inicia elaboração do Plano de Ação Articulada da Educação
A Secretaria de Estado da Educação (SEED) realizou nesta segunda-feira, 5, a primeira reunião para a elaboração do Plano de Ação Articulada (PAR). O evento aconteceu no auditório da própria Secretaria e contou com a participação de técnicos e diretores de departamento. "Essa é uma iniciativa extremamente importante para a melhoria do ensino no Estado. A nossa expectativa é construir um Plano eficaz e de acordo com a realidade para que possamos, de forma efetiva, realizar as diversas ações de maneira articulada", destacou a secretária-adjunta da Educação, Hortência Maria Pereira de Araújo, que representou o secretário José Fernandes de Lima.
O Plano de Ação Articulada é um instrumento de planejamento do Ministério da Educação (MEC), destinado ao desenvolvimento de ações conjuntas entre estado e municípios que resultem em melhorias efetivas da qualidade da educação. "Será um trabalho que vai requerer um grande esforço de todos os técnicos e diretores. Vamos fazer um diagnóstico da nossa realidade e, em seguida, iniciar a elaboração do Plano. Temos que pensar a Educação como um grande sonho, agregando valores à melhoria do ensino", disse a secretária-adjunta.
Os trabalhos serão desenvolvidos durante a semana e contam com a participação de Marlinda Pacheco Andrade, consultora do MEC. Ela é uma dos 23 articuladores que estão presentes em outros estados realizando a mesma atividade. "A minha função aqui é facilitar e orientar o trabalho dos técnicos da Secretaria de Educação. Estaremos pensando sobre o ensino oferecido pela rede pública, identificando os problemas e apontando as soluções", explicou a consultora.
Para Marlinda Pacheco, o Plano de Ação Articulada, que está ligado ao Plano de Metas ‘Compromisso Todos pela Educação’, vai permitir uma análise mais detalhada sobre a educação em Sergipe. "Vamos fazer uma radiografia do ensino básico, profissional e superior. A partir disso iniciaremos a construção do Plano, que é destinado à melhoria do setor administrativo e pedagógico das unidades de ensino", disse Marlinda.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]