[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Após a interligação com a plataforma de gestão agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) permitindo que Guia de Trânsito Animal (GTA) seja consultada diretamente do banco de dados do órgão federal em todo o território nacional, o Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura e do Desenvolvimento Rural, por meio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro) dá mais um passo na modernização do sistema e-GTA e coloca  Sergipe como o primeiro estado do país a permitir que o produtor rural emita o documento pela internet, diretamente de sua propriedade.
 
O lançamento oficial do sistema aconteceu na manhã de terça-feira, 25, no auditório da Emdagro, pelo secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, José Macedo Sobral, que destacou a funcionalidade e os benefícios que serão viabilizados com o acesso via internet do GTA. “Esse sistema vai beneficiar em muito o produtor porque ele vai acessar seu guia de qualquer lugar do mundo, basta ter acesso à internet. Agora, o sistema trará também muitas responsabilidades, uma vez que eles deverão ter muito cuidado com as informações prestadas”.

Sobral salientou ainda que o Estado de Sergipe, nos últimos anos, vem se destacando nacionalmente por ser um Estado cujas ações desenvolvidas abrangem a agropecuária como um todo. “Quanto a Emdagro, quero dizer que esse é um setor importantíssimo para a agropecuária sergipana, tenho orgulho de dizer que estou muito feliz por estar participando de um momento tão vanguardista quanto esse”, sintetizou.
 
O novo superintendente do Mapa em Sergipe, Carlos Augusto Leal, parabenizou a Emdagro pelo avanço. “Estou muito feliz por estar participando de um momento histórico para o Brasil como é o lançamento desse sistema, por isso, parabenizo a Emdagro por atender as demandas dos pecuaristas proporcionando-lhes emitir sua GTA de sua própria propriedade”.
 
“O Estado de Sergipe está de parabéns porque essa é uma ferramenta muito importante não só para os pecuaristas, como também para a fiscalização. Ela vai trazer para os criadores uma ação de modernização e facilidades, além de contribuir para o controle do trânsito animal no Estado”, discursou o presidente da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Paulo Emídio Torres, que veio à Sergipe exclusivamente conhecer o funcionamento do sistema para implantá-lo no Estado da Bahia.
 
O presidente da Emdagro, Jefferson Feitoza de Carvalho que, após agradecer a presença de todos, disse que a empresa está sempre sintonizada com os anseios do seu público–alvo. “Esse sistema facilita a vida do produtor rural que deseja transitar com seu rebanho pelo Estado. Considero que seja mais um presente que a Emdagro está dando aos pecuaristas, uma vez que ela está sempre antenada com os anseios do homem do campo”.
 
Na visão do criador Paulo Escariz, o sistema traz mais confiabilidade. “Essa nova modalidade de emissão do GTA vai trazer mais conforto e confiabilidade a todos que a utilizam, além de permitir que outras pessoas saiam da informalidade”, disse, acrescentando que está muito feliz em ver como Sergipe pensa a agropecuária.
 
Prestigiaram a solenidade os diretores de Defesa Animal e Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, de Administrativo e Financeiro, Sérgio Ramos, de Ações Fundiárias, Gilson Barreto, do diretor presidente da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emídio Torres, do superintendente do Mapa em Sergipe, Carlos Augusto Leal, e representantes entidades e de criadores de animais.
 
Operacionalização
 
Ainda no evento, a diretora de Defesa Vegetal da Emdagro, Salete Dezen, apresentou as principais características do sistema. Segundo ela, o produtor terá acesso ao sistema do e-GTA através de um login e de uma senha que permitirão emitir sua Guia de Trânsito Animal e acompanhá-la até o seu destino final.
 
Essa comodidade facilita muito a vida do pecuarista, já que ele poderá emitir sua GTA, inclusive aos finais de semana, porque tanto os escritórios da Emdagro quanto os bancos não funcionam aos sábados, domingos e feridos. Nessa nova plataforma de emissão, o produtor poderá adquirir créditos que serão consumidos a partir do momento em que for emitindo sua guia. “É indiscutivelmente um avanço ímpar da Defesa Agropecuária da Emdagro, porque, facilitando a emissão da guia, a Emdagro compartilha com o pecuarista a responsabilidade e o compromisso pela manutenção da sanidade do rebanho de Sergipe”, afirmou a diretora.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.