[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Bruno Antunes, repórter da SES

O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vem investindo na criação de novos leitos em hospitais que realizam o atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com dados do Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SCNES) e divulgado pelo jornal Valor, Aracaju tem 2,91 leitos SUS para cada mil habitantes, o que deixa a capital em quinto lugar no Nordestes, atrás apenas de Recife, João Pessoa, Teresina, São Luís, e oitava no país.

Uma comparação com grandes cidades mostra que São Paulo, por exemplo, tem apenas 1,38 leitos para cada mil habitantes, enquanto nossa vizinha, Salvador, possui 1,95 leitos. A oferta de leitos hospitalares nas capitais de Estado em todo o Brasil está abaixo da recomendação do Ministério da Saúde: a média é 2,13 leitos por mil habitantes.

“Para proporcionar mais qualidade na oferta de leitos, a Secretaria de Estado da Saúde tem atuado de forma enérgica, a exemplo da contratação de 20 novos leitos neonatais, habilitação pelo Ministério da Saúde de mais 48 leitos de UTI adulto, além de pediátricos. Aliado a isso, as obras da nova UTI do Huse estão avançadas e em fase de acabamento”, explicou o secretário estadual da Saúde, Silvio Santos.

Investimento no interior

Em Nossa Senhora do Socorro, o Governo de Sergipe realizou um investimento no valor de quase R$ 3 milhões, ampliando em 300 a capacidade de partos no Estado. Em Itabaiana, as obras de reforma e ampliação do Hospital Regional Dr. Pedro Garcia Moreno Filho estão aceleradas. Com um investimento de quase R$ 4 milhões, a conclusão da obra da unidade, gerida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o Governo do Estado irá ampliar em quase 60% o número de leitos no hospital.

A política de assistência em Saúde do Governo do Estado inclui a manutenção e ampliação de novos leitos. O hospital regional de Lagarto tem hoje 70 leitos, com previsão de operacionalização de novos 45. Em Estância, o Governo de Sergipe tem trabalhado para colocar em operação 102 novos leitos.  No Hospital de Glória, há previsão de novos 40 leitos. 

“É preciso entender que com a implantação da Reforma Sanitária do SUS em Sergipe, os leitos públicos têm sido redimensionados. Paralelo a isso, o Governo vem viabilizando a construção de Clínicas de Saúde da Família em todos os municípios sergipanos o que, consequentemente, amplia a assistência aos usuários do SUS de forma preventiva. Além disso, foram construídas 13 Clínicas 24 Horas e quatro unidades de Pronto Atendimento, essas últimas distribuídas em Porto da Folha, Boquim, Poço Redondo e Simão Dias”, explicou João dos Santos Lima Junior, diretor geral da Fundação Hospitalar de Saúde.

“O contexto deve considerar ainda o avanço da tecnologia que viabiliza uma série de procedimentos menos invasivos, cujos pacientes passam menos tempo internados, a exemplo das cirurgias por vídeo e dos leitos psiquiátricos que, conforme a lei antimanicomial, os pacientes devem receber atendimento mais humanizado, acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial, inseridos no convívio familiar e não isolados por longos períodos em clínicas, exceto em casos de crise”, esclareceu David Souza, diretor operacional da Fundação Hospitalar de Saúde.

 

 

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.