[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Por Marcelo Cabral (estagiário)

De 9 a 19 de agosto, o Centro de Arte e Cultura J. Inácio, na Orla de Atalaia, vai promover a Expo Artesanato, uma parceria entre os estados de Sergipe e Bahia para a exposição e comercialização de peças artesanais do Instituto Mauá, de Salvador.

Como parte da programação, entre os dias 14 e 16 de agosto o Centro realizará duas oficinas de artesanato ministradas por artesãs do Instituto Mauá para os artesãos sergipanos: uma de trançado de sisal em tear e outra de trançado em piaçava e palha da costa. Ambas acontecerão das 9h às 12h e das 14h às 17h com 20 vagas cada; 10 pela manhã e 10 pela tarde. Embora estejam abertas ao público em geral, as inscrições têm como foco os artesãos.

As oficinas foram escolhidas pela repercussão positiva nas vendas que estas palhas geram na Bahia. “Estas oficinas vão ensinar esse traçado de palhas aos nossos artesãos para poderem adaptar ao seu trabalho, proporcionando uma troca rica de saberes entre o artesanato dos dois estados”, explica Marta Amaral, diretora do Centro de Arte e Cultura J. Inácio.

De acordo com Marta Amaral, Sergipe é reconhecido por seu trabalho artesanal através de palhas de oiricuri (Pirambu), coqueiros (Brejo Grande), taboa (Pacatuba) e bananeiras (Santa Rosa de Lima). Futuramente a perspectiva é expor as peças artesanais de Sergipe no Instituto Mauá.

Inscrições

Centro de Arte e Cultura J. Inácio
Telefones: (79) 3255-1413 / (79) 8102-6031
Contato: Priscila Ueno ou Marta Amaral

    

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.