[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou durante os dois dias do projeto ‘Sergipe de Todos’, em Propriá, o Serviço de Localização de Crianças e Adolescentes Desaparecidos. A iniciativa desenvolvida pela Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), visa ajudar famílias a encontrar jovens afastados do lar e orientar pais e responsáveis sobre como evitar casos desta natureza.

Segundo o operador do Setor de Identificação e Localização da Depca, agente Marcos Lima, o trabalho da unidade consiste em registrar e investigar o desaparecimento de garotos e garotas e dar apoio às famílias. "Durante o ‘Sergipe de Todos;  estamos explicando à população de Propriá e cidades próximas como proceder nesses casos, através de palestras e da distribuição de panfletos com fotografias e informações sobre crianças e adolescentes desaparecidas, assim como panfletos com orientações para prevenção", explicou.

Marcos lembrou que em caso de desaparecimento em qualquer município de Sergipe, qualquer parente pode comunicar o fato imediatamente na delegacia da Polícia Civil mais próxima, levando uma foto e documento do desaparecido. "Nos casos que envolvem crianças e adolescentes, a ocorrência é encaminhada à Depca, em Aracaju, e comunicada ao Conselho Tutelar. Fazemos e distribuímos cartazes com a imagem, nome, idade, local e época do desaparecimento do jovem e incluímos os dados no cadastro da Secretaria Nacional de Direitos Humanos", acrescentou.

Ainda de acordo com o agente da Depca, a Polícia Civil investiga todas as comunicações e sempre conta com a colaboração da sociedade. "A grande maioria das vezes, as situações que chegam à Delegacia envolvem adolescentes, especialmente com idades entre 14 e 16 anos, e que fogem de casa após se desentenderem com os pais ou irmãos. Nos dois últimos anos, foram recebidos 120 casos, dos quais já solucionamos 89. Nesse trabalho contamos com a ajuda dos cidadãos, que podem passar informaçõess através Dique Denúncia 0800-790147, da Polícia Civil", reforçou.

Durante o ‘Sergipe de Todos’, a equipe da Depca passou muitos orientações à população que visitou o estande da Polícia Civil. Os agentes e delegados distribuíram panfletos e cartazes e conversaram com pais e mães de crianças e adolescentes.

Para a professora Vânia Maria Feitoza Nunes, a iniciativa é digna de elogios. "Essa aproximação nos deixa mais informados. Para mim, que tenho uma filha com necessidades especiais, isso é essencial", afirmou, adiantando que iria entregar o material de divulgação para pais de alunos e outros professores da escola onde trabalha.

Confira algumas das orientações passadas pela Polícia Civil

– Nunca deixe seu filho sozinho em casa, no carro ou qualquer outro lugar e não permita que ele brinque sozinho na rua. Procure conhecer os amiguinhos de seu filho, bem como os pais deles;

– Nunca permita que seu filho seja fotografado na rua, no colégio ou mesmo em casa, se não souber a procedência do fotógrafo. Oriente seu filho a jamais aceitar presentes, doces ou carona de qualquer pessoa;

– Jamais preencha formulários de pesquisas familiares, sem saber qual é a sua finalidade e, quando for contratar serviços de alguém, exija carta de referências u informações detalhadas;

– Ao levar seu filho à escola, observe-o entrar e oriente-o que só saia de lá com você. Cobre da direção da escola que jamais entregue seu filho a qualquer outra pessoa sem uma prévia autorização sua;

– Ensine à criança, o mais cedo possível, a fazer ligações telefônicas para familiares ou para a polícia, em caso de necessidade. Ensine também ao seu filho desde pequeno o nome dele e dos pais, telefone e endereço.

– Caso seu filho chegue tarde em casa, antes de aplicar qualquer punição, procure saber o motivo. O medo da repreensão pode influenciar a fuga.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.