[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta sexta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou informações e serviços para centenas de cidadãos do município de Nossa Senhora da Glória, sertão sergipano, distante 126 quilômetros da capital. Integrando a programação do projeto ‘Sergipe de Todos’, técnicos da Secretaria orientaram o público sobre questões importantes relacionadas à alimentação saudável. Também foram realizados testes para detectar a taxa de glicemia e aferir a pressão arterial das pessoas que procuraram os serviços.

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica da Secretaria, Ana Débora Santana, é preciso despertar nos cidadãos o interesse de adotar comportamentos e hábitos alimentares mais saudáveis. "São questões que estão ligadas diretamente ao estilo de vida das pessoas. Por exemplo, numa região tão quente como esta, percebemos que alguns cidadãos não têm o costume de beber muita água. Outro problema é a alimentação excessivamente reforçada em gordura, proteína e carboidrato", disse.

Ana Débora destacou ainda outro aspecto curioso identificado pelos técnicos da Atenção Básica. "Nos chamou bastante a atenção o fato de os cidadãos utilizarem muito suco artificial e refrigerantes, pois a gente imagina sempre que as pessoas no interior consomem muita fruta, inclusive para fazer sucos", comentou a coordenadora.

Segundo ela, as aferições de pressão arterial e os testes para glicemia realizados durante todo o dia revelaram diagnósticos positivos para cidadãos que jamais imaginavam ter algum dos problemas. "Todos que apresentaram alterações no resultado dos exames foram orientados a procurar uma unidade básica de saúde. Diabetes e hipertensão arterial são problemas graves que podem desencadear uma série de complicações", explicou.

Resultados

O lavrador Afonso Vieira Aragão, que mora no povoado Tanque da Pedra, chegou logo cedo à Praça Filemon Bezerra, na sede do município, para procurar os serviços de saúde disponibilizados pelo Estado no ‘Sergipe de Todos’. "Fiquei sabendo desta atividade pelo rádio e não quis perder por nada. Agora, que já verifiquei minha pressão e a taxa de glicemia, volto tranqüilo pra casa", disse Afonso, com a alegria de quem teve bons resultados nos exames.

O ‘Sergipe de Todos’ é fruto da parceria entre órgãos estaduais, federais, municipais e iniciativa privada. O Sistema S (Fecomércio, Sesi, Senac, Sesc e Fies), a Prefeitura de Nossa Senhora da Glória, o Tribunal de Justiça de Sergipe, o Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária (Incra), o INSS e a empresa de telefonia Oi se uniram ao Governo do Estado para a realização do evento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.