[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

“Se já me dou por satisfeito só de fazer um exame de glicemia gratuito e perto da minha casa, imagina quem está aproveitando todos os serviços. Acho essa iniciativa ótima. Só traz benefícios para o povo”. Da fila do teste de glicemia realizado em plena praça, o varredor de rua José Nilton Ferreira Nunes conseguiu enxergar as virtudes de uma das mais bem sucedidas ações do Governo de Sergipe: o projeto itinerante de serviços públicos ‘Sergipe de Todos’.

Durante toda a última sexta feira e parte do sábado, a 16ª edição do projeto aportou em Aquidabã, distante 98 km da capital. E a população local respondeu com alta mobilização à presença da iniciativa: mais de 30 mil atendimentos diretos e indiretos foram registrados no município, tornando ainda mais próxima a significativa marca dos 500 mil atendimentos realizados em todas as etapas do programa. Entre os serviços mais procurados pela população constam os ofertados pela Deso, pela Secretaria de Estado da Saúde e pela Controladoria Geral do Estado.

Dentre as milhares de pessoas que aproveitavam os serviços estava a professora Maria Izonete Santos, que após conferir vários estandes avaliou positivamente a presença do ‘Sergipe de Todos’ no município. “Esse programa é tudo de bom. Traz diversão para as crianças, cidadania para o povo e uma quantidade enorme de serviços. Sem falar que também traz o ‘Bem Mulher’, um programa maravilhoso que ajuda muita gente a descobrir e tratar problemas de saúde que poderiam nunca ser desvendados”, destacou.
 
Serviços

O Estado levou ao município uma estrutura composta por 47 estandes, além do aparato necessário à emissão das carteiras de identidade e CPF (realizadas em duas escolas estaduais do município) e ao atendimento do programa Bem Mulher (realizado no sábado, 28, no Sesp). Sempre muito procurado, o estande da Secretaria de Estado da Educação ofereceu uma grande variedade de serviços. Um dos mais importantes foi o cadastramento para Alfabetização de Jovens e Adultos, inserida no Programa Sergipe Alfabetizado.

Também foi realizada a identificação de pessoas com necessidades educacionais especiais ou com dificuldade de aprendizagem. Técnicos do Centro de Referência em Educação Especial (Creese) empreenderam a ação. Já no estande reservado aos serviços da Divisão de Tecnologia de Ensino (Dite), a comunidade teve acesso a serviços de inclusão digital, que compreenderam informações sobre acesso à internet e criação de endereços eletrônicos pessoais. Todo o trabalho foi feito em parceria com o Instituto OI Futuro.

Saúde e Meio Ambiente

Também foram vários os serviços ofertados pela Secretaria de Estado da Saúde. No estande da Atenção Psicossocial, a equipe registrou alto número de pessoas que buscaram orientações sobre álcool e outras drogas. Para sensibilizar o público sobre os efeitos das drogas, a equipe levou ao município de Aquidabã painéis com recortes de notícias de jornais, o ‘homem sanduíche’ com informações sobre o assunto e simulações de ecstasy, maconha, crack, cocaína e cigarro.

Já a Diretoria de Atenção Básica da SES levou a crianças e adultos ações de saúde bucal visando prevenir problemas como a cárie. Cerca de 600 kits de escovação, composto por uma escova e um creme dental, foram distribuídos entre a população. As ações do Programa Estadual de DST’s/Aids, por sua vez, compreenderam a distribuição de mais de sete mil preservativos masculinos, mil femininos e outros 720 para adolescentes.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) ofereceu às crianças da comunidade a oportunidade de participar de brincadeiras relacionadas à preservação ambiental. A partir das 14h, foi realizada a Gincana Socioambiental, que contou com a presença de cinco escolas. As atividades da Semarh na cidade de Aquidabã, porém, iniciaram muito antes: no dia 24 de Março foi realizada uma trilha ecológica na Reserva Campo Belo. Cada escola, tanto municipal, quanto estadual, poderia levar cinco de seus alunos para esta trilha.

Inclusão

Renda, cidadania, inclusão e assistência social foram algumas das ações que a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) levou ao município de Aquidabã no ‘Sergipe de Todos’. Durante toda a última sexta, foram entregues entrega de quase 130 kits e certificados aos alunos que participaram dos cursos profissionalizantes de Inclusão Produtiva, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

No estande da Seides a população também pôde, com o auxílio da Unidade Móvel de Assistência Social (Umas), consultar o Bolsa Família e o Cadastro Único para fazer sua atualização cadastral e se informar sobre as condições necessárias para ter acesso ao programa. Já o Departamento de Assistência Social levou a Aquidabã informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e folhetos sobre a Lei Maria da Penha, que assegura os direitos das mulheres vítimas de violência.

Planejamento

Oferecer serviços e informações sobre as ações e os diversos programas concebidos pelo Governo do Estado para melhorar a vida dos cidadãos, esse foi o objetivo alcançado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan). O que chamou a atenção nessa edição do programa foi que além da procura  por estudantes e professores, houve a procura de  pessoas interessadas em  programas como o de habitação ‘Casa Nova, Vida Nova’ e o de combate a Pobreza Rural, ‘Prosperar’.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.