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A Secretaria de Estado da Saúde (SES) levou novamente informações e serviços para o ‘Sergipe de Todos’, projeto que em sua segunda edição beneficiou milhares de cidadãos em Propriá. As atividades tiveram início na sexta-feira, 25, e prosseguiram na manhã de sábado, 26. Oficinas de prevenção em DST/AIDS, palestras e apresentações teatrais sobre o combate à dengue, vacinação de idosos, aferição de pressão arterial e taxa de glicemia, distribuição de material informativo e orientações sobre saúde bucal, tabagismo e alimentação saudável foram algumas das ações que a Secretaria ofertou na cidade-pólo da região do Baixo São Francisco.

Só no primeiro dia de atividade, mais de dois mil cidadãos foram beneficiados por alguns dos serviços diretos disponibilizados pela SES. "Isso sem levar em consideração o público que assistiu às palestras e apresentações teatrais, os que receberam panfletos e orientações sobre diversos temas. Um deles foi a hipertensão arterial, já que 26 de abril é marcado como dia nacional de combate à doença", comentou Luís Cláudio Soares, gestor da Atenção Básica do Estado.

Segundo ele, as aferições de pressão arterial e os testes para glicemia realizados durante o evento revelaram diagnósticos positivos para cidadãos que jamais imaginavam ter algum dos problemas. "Diabetes e hipertensão arterial são problemas graves de saúde que podem desencadear uma série de complicações, até mesmo doenças cardiovasculares. O que mais nos preocupa é o fato de que essas doenças são silenciosas por um tempo", alertou.

"Esse talvez seja um dos principais benefícios desta iniciativa: captar cidadãos que não sabem que podem estar doentes e direciona-los para o tratamento. No interior do estado, sobretudo em pequenos povoados, há um grande número de pessoas que não possui o hábito de procurar os serviços de saúde. Isso é ainda mais comum entre os homens", acrescentou Luís Cláudio.

Aproximação

O secretário de saúde de Propriá, Jean Gledson da Silva, também classificou o ‘Sergipe de Todos’ como um importante instrumento para aproximar a população das ações e serviços prestados pelo Governo. "E o mais importante é que não se trata de uma ação pontual. O atendimento que é iniciado aqui num teste de glicemia, por exemplo, tem continuidade se o diagnóstico sinalizar que o cidadão precisa de um acompanhamento. Com a integração entre as equipes do Estado e município, as pessoas acabam sendo referenciadas para tratamento nas unidades de saúde", explicou Jean.

O caso da aposentada Magnólia de Jesus ilustra bem as considerações feitas pelo secretário municipal de saúde e pelo gestor estadual da Atenção Básica. Na sexta-feira, 25, Magnólia se dirigiu a um dos estandes da SES para fazer o teste de glicemia, no entanto, foi na aferição da pressão arterial que veio a surpresa. "Cheguei aqui porque suspeitava de diabetes e acabei descobrindo que estava com a pressão muito alta", disse, enquanto recebia orientação da equipe para procurar uma unidade básica de saúde.

Demandas

A Ouvidoria da SES, uma das ferramentas mais importantes para ampliar a comunicação entre os gestores e os usuários, também esteve a disposição do público em Propriá. "As pessoas nos procuraram para tirar dúvidas e pedir orientações de como proceder para ter acesso a serviços que não são realizados no município ou na região. Recebemos todas as manifestações e daremos encaminhamento às demandas de atendimento", afirmou Taciana Munareto, ouvidora em Saúde do Estado.

Autocuidado

Outro importante serviço ofertado pela SES foi o de orientação sobre saúde bucal, com foco no público infantil. De acordo com a odontóloga Cristiane Melo, gestora da Atenção Básica da Secretaria, o objetivo é despertar nas crianças a autonomia para escovação e a percepção do autocuidado. "Para esta edição do ‘Sergipe de Todos’, ampliamos o escovódromo, que agora dispõe de 18 pontos onde as crianças aprendem na prática os cuidados que devem ter com os dentes", contou a odontóloga.

Segundo ela, a participação das equipes de saúde bucal do município foi outro diferencial da atividade. "Convidamos os dentistas e auxiliares não só para nos dar um suporte na execução das ações, mas principalmente para aproximá-los da população. Assim, aumentamos o vínculo das equipes com os usuários", disse, destacando também a parceria com o Sistema S, através do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Social da Indústria (Sesi).

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