[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Programa Estadual de DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES) está apresentando três trabalhos no VII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/AIDS. O evento, que acontece em Florianópolis (SC), começa nesta quarta-feira, 25, e prossegue até o próximo sábado, 28. O congresso é o único no mundo a tratar especificamente de prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com o médico Almir Santana, técnico responsável pelo programa de DST/AIDS da SES, mais de quatro mil pessoas dos programas estaduais brasileiros e de outros países são esperadas no evento para apresentar experiências bem sucedidas na área.

O primeiro trabalho sergipano a ser apresentado é o ‘Jogo do Amor’, uma dinâmica sobre sexo mais seguro que utiliza 18 cartelas representativas das etapas de um relacionamento amoroso. "Simulamos desde a conversa sobre sexo até a etapa final de relaxamento sexual. Os participantes discutem a seqüência das ações e o jogo é uma ótima oportunidade para estimular o uso da camisinha", disse Almir Santana.

O segundo trabalho a ser mostrado diz respeito às experiências com as barracas de prevenção nas festas populares, como nos festejos juninos, por exemplo. "Antes, a distribuição dos preservativos era feita de forma aleatória. Nas barracas, só entregamos camisinha a quem realmente quer, o que diminuiu muito o desperdício porque as pessoas interessadas se dirigem ao local e recebem os preservativos", esclareceu.

O terceiro, é o ‘Show da Informação’, um jogo interativo com oito perguntas e respostas sobre DST/AIDS, semelhante ao Show do Milhão apresentado pelo Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). "É um jogo ideal para professores e estudantes porque estimula o conhecimento e a competitividade saudável para ver quem sabe e aprende mais. De forma lúdica, após um clique no painel um boneco sinaliza se a resposta dada está certa ou errada", explicou.

Tocantins

O Programa Estadual de DST/AIDS de Sergipe foi convidado pela Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins para fazer uma campanha com os caminhoneiros que trafegam na BR-Belém/Brasília, na altura da cidade de Gurupi (TO). A campanha será realizada de 17 a 19 de julho. "Os índices de prostituição e DST/AIDS são altos na região", informou Almir Santana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.