[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Cidadania, interesse pelas questões da cidade, saber e conhecer mais as instituições da capital, desenvolver o senso crítico. É com esse objetivo que a Secretaria Extraordinária de Participação Popular (SEPP) vem desenvolvendo diversas atividades com jovens na faixa etária entre 7 e 12 anos, através do OP Mirim.

O Orçamento Participativo realizou, no primeiro semestre do ano, plenárias nos bairros. Paralelamente a essas plenárias dos adultos, aconteceu as das crianças. Além disso, dentro da programação das ações do OP Mirim, ocorreram as eleições para prefeito, vice-prefeito, 21 vereadores e presidente da Câmara de Vereadores Mirim. A posse simbólica aconteceu no dia 17 de outubro, quando o prefeito mirim eleito, Daniel Vinícius, recebeu a chave da cidade do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Segundo o secretário do Orçamento Participativo, Rômulo Rodrigues, o OP Mirim tem uma filosofia rica e promissora. “Com a participação das crianças na vida da cidade, todos ganhamos. Estamos formando futuros representantes dos anseios e das vontades populares, por isso é importante dar a oportunidade às crianças e aos jovens exercerem sua cidadania, saberem que têm o direito de reivindicar, mas com responsabilidade”, comenta.

Ainda dentro da programação das ações do OP Mirim, as crianças no dia 11 de novembro vão visitar o Oceanário de Aracaju. “Já estamos elaborando o calendário para 2007, e pretendemos incluir cursos de formação e qualificação, e para isso contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Petrobras, nossas parceiras constantes”, acrescenta Rômulo.

O desenvolvimento do OP Mirim desperta na criança e no adolescente o sentido de representação política. Através do trabalho dos eleitos mirins, os líderes, tornam-se fiscalizadores de suas ruas e bairros, exercendo a cidadania precocemente e tendo como ponto de partida a participação nas plenárias dos adultos. Portanto, as crianças são engajadas no processo do orçamento participativo. “Considero o OP Mirim um forno, que há cada dois anos tira uma fornada de cidadãos de qualidade”, completa.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.