[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Com a finalidade de inovar e facilitar a atual Gestão de Processos de Negócios, a superintendência de Modernização da Gestão da secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), realizou na manhã desta quinta-feira, 27, uma reunião com os diretores do financeiro de órgãos e secretarias do Estado.

Durante a reunião a superintendente de Modernização da Gestão, Deborah Arôxa, apresentou a Portaria conjunta com PGE/Seplag/SECC/CGE/Emgetis que tem por finalidade, rever e atualizar as rotinas procedimentais de tramitação de processos administrativos no âmbito da Administração Pública Estadual. “Queremos que essa reunião aconteça mensalmente para acompanharmos de perto a evolução das secretarias e órgãos quanto ao sistema operacional do E-DOC”, explicou Deborah Arôxa.

Para tanto, a Seplag já vem desenvolvendo ações para implementação do e-Doc no Estado e capacitando os funcionários. A capacitação em Gerenciamento de Processo de Negócios tem como objetivo oferecer aos servidores dos órgãos que compõem a Administração Pública Estadual – Poder Executivo, informações sobre a utilização otimizada do sistema e-DOC com a finalidade de implantar Processos de Negócio, através de servidores atuando como Gestores de Processo de Negócio. 

“Estamos trabalhando no primeiro momento em treinamento dos protocolos, formando o gestor local com curso de BPM (Business Process Management), também estamos observando nas secretarias a infraestrutura necessária para implementação do sistema eletrônico”, ressaltou Fátima Cabral, diretora de TI da Seplag.

Para o responsável pelo protocolo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano, Luis Alberto Santos, esse sistema é excelente e de fácil utilização. “O que falta é criar a consciência que essa inovação trará beneficios e economia para as secretarias”, falou Luis Alberto.

Já Suzane Silva Siqueira, do protocolo da Secretaria de Infraestrutura, espera que esse sistema entre em vigor e que todas secretarias se alinhem. “O sistema é eficaz, mas só será bom se todos souberem utilizar porque fortalece mais ainda nosso trabalho”, garantiu Suzane.

“Precisamos de estrutura e condição para desenvolver esse sitema ágil que melhora significativamente a gestão de processos e busca economia proporcionando segurança e agilidade, inclusive dos secretários na hora de despachar”, completou Claúdio Fagner de Carvalho, do protocolo da Casa Civil.

BPM

O Gerenciamento de Processos de Negócio (em inglês Business Process Management ou BPM) é um conceito que une gestão de negócios e tecnologia da informação com foco na melhoria da capacidade competitiva das organizações públicas, proporcionando ao Governo do Estado a melhoria na modernização administrativa, transformando a atual sistemática processual física em digital, mais ágil, segura e menos dispendiosa.  São utilizados métodos, técnicas e ferramentas para modelar, analisar, otimizar e gerenciar  processos envolvendo recursos humanos, aplicações, documentos e outras fontes de informação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.