[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A dona de casa Cristiane Neves dos Santos, de 19 anos, moradora do povoado Serra da Guia, em Poço Redondo, está prestes a deixar o contingente de brasileiros ainda invisíveis aos programas de transferência de renda e a outras ações voltadas à superação da extrema pobreza. Isto porque ela teve seu nome registrado para a inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal a partir da busca ativa iniciada nesta quinta-feira, 26, numa ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e a Prefeitura de Poço Redondo.

O trabalho de busca ativa é uma das principais estratégias do Plano Sergipe Mais Justo, conduzido pelo Governo do Estado para combater a extrema pobreza e levar cidadania e justiça social a todos os cantos de Sergipe. “Até o momento não recebo Bolsa Família, não trabalho e tenho uma filha tem um ano de idade para criar. Meu marido começou a prestar serviço em uma firma agora e viajou para trabalhar no Mato Grosso. Imagino que a situação vai melhorar um pouco. A casa que eu moro é emprestada, já que não tenho onde morar. Passei todas essa informações à moça que veio me entrevistar e espero começar a receber a ajuda o quanto antes”, contou.

Trabalho conjunto

Cerca de 35 profissionais das áreas de Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional, Inclusão Produtiva, Defesa Civil, Habitação e outras áreas da Seides participaram da ação. A comunidade da Serra da Guia está sendo atendida por carros pipa custeados pelo Governo. Ao todo, 25 carros estão distribuindo água aos 12 mil afetados pela seca em Poço Redondo.

De acordo com o censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Sergipe possui atualmente 311 mil pessoas em extrema pobreza. Desses, boa parte ainda não está inclusa nos cadastros do Governo Federal. Por isso, o Governo está estimulando e apoiando os municípios para que realizem a busca ativa.

A secretária de Estado de Inclusão, Eliane Aquino, participou do trabalho de campo explicou o motivo de Poço Redondo ser o pioneiro no processo de Busca Ativa. “Poço Redondo é município geograficamente extenso, por isso temos consciência que existem muitas famílias que ainda não estão inseridas nos programas sociais do Governo Federal. Essa ação será fundamental para incluir essas famílias”.

Neste primeiro momento, a meta é encontrar as pessoas que ainda não fazem parte do Cadastro Único de Programas Sociais e também aquelas que não têm documentação. A partir daí, será possível ajustar tudo o que está previsto no Sergipe Mais Justo a cada localidade. “A comunidade de Serra da Guia é muito organizada e percebemos que uma boa quantidade de famílias já está incluída no CadÚnico. Agora já podemos começar a pensar em alternativas de geração de renda para trazer à população. Por isso é tão importante esse contato direto com os moradores. Assim eles podem nos contar sobre seus anseios e necessidades”, disse a secretária.

O prefeito de Poço Redondo, Enoque Salvador de Melo, classificou a busca ativa do Governo do Estado como um grande auxílio para os municípios. “Poço Redondo tem 1.119 km² de extensão, por isso é complicado fazer um levantamento de todas as pessoas que estão fora dos cadastros. Sendo assim, é fundamental esse auxílio que o Governo está nos dando”, disse.

A agricultora Roselene Alves de Souza, de 21 anos, já está incluída no Cadastro Único, mas agradeceu pela pesquisa realizada em sua comunidade. “Minha família já recebe R$ 134 de Bolsa Família e em época de estiagem, como agora, complementamos a renda com a venda de palha para vassouras. Tenho amigas aqui que ainda não estão cadastradas, e por isso acho muito importante essa pesquisa”.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.