[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) recebeu, na manhã desta sexta-feira, 27, técnicos e responsáveis pela tecnologia de informação de diversos órgãos públicos de Sergipe. Em pauta, a perspectiva de integração da base de dados da administração do Estado. Neste primeiro encontro estavam presentes representantes das secretarias de Segurança Pública, Educação, Saúde e do Detran, além das superintendências de Estudos e Pesquisas (Supes) e de Modernização da Gestão e Atendimento ao Cidadão (Sumog), ambas pertencentes ao quadro de setores da Seplag.

Coordenando a reunião, a superintendente da Sumog, Deborah Arôxa, ratificou que a empreitada de integrar as bases de dados é um anseio da administração do Estado e faz parte do Plano Plurianual de Sergipe. A ideia é a de construir um modelo de trabalho cooperado, no sentido de desenvolver mecanismos de integração de sistemas e banco de dados dos diversos órgãos da administração pública, com o objetivo final de otimizar o intercâmbio de informações potencialmente relevantes aos envolvidos no  processo.

Na ocasião do encontro, foi abordada a questão do implemento da identificação  biométrica como um dos recursos a serem perseguidos na construção do processo. Em outro momento, o cartógrafo da Supes ofereceu uma apresentação sobre os sistemas de cartografia e geo-referências utilizados pelo Estado, que caminha na direção de ter toda sua área geo-referenciada. Fábio Mangueira e Gustavo Mendonça, da SSP, também colaboraram através da apresentação do Projeto Sine (Sistema de Inteligência Estadual), quando evidenciaram a importância da integração de dados para o processo de automação investigativa.

Deborah Arôxa disse estar satisfeita com os primeiros movimentos para o alcance do objetivo proposto. “Não é uma tarefa fácil, mas as dificuldades serão recompensadas com o ganho que a ação representa”, destacou a superintendente. Os demais participantes mostraram-se empolgados com o projeto. Todos concordaram com Cláudio Ramos, da secretaria de Saúde, quando este comentou que “o benefício será individual e ao mesmo tempo de todos. “Será um grande avanço no que se refere à tomada de decisões”, destacou Cláudio.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.