[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) realizou na manhã desta quinta-feira, 4, amplo debate técnico sobre o estado atual de funcionamento dos diversos sistemas que envolve a gestão das águas urbanas. O “Seminário de Gestão Integrada das Águas Urbanas” reuniu no auditório da Codise representantes todos os órgãos da Grande Aracaju e da capital sergipana que direta ou indiretamente estão envolvidos com a gestão de águas da cidade.

Presente no evento, o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Genival Nunes Silva, disse em seu pronunciamento durante abertura de seminário que o projeto piloto de gestão integrado das águas urbanas – ofertado e idealizado pelo Banco Mundial (Bird) e que está sendo apenas aplicado nas  cidades de Aracaju (Brasil), Tegucigalpa (Honduras) e Assunção (Paraguai), únicas da América Latina -,  é um projeto de grande valia por oferecer um forte planejamento na área de drenagens.

“O projeto requereu a participação integral de todos os órgãos envolvidos com a gestão das águas urbanas. Isso envolve até órgãos que trabalham com resíduos sólidos, uso do solo, entre outros fatores com influência indireta ou indireta com o tema águas urbanas. Em épocas de chuvas fortes, por exemplo, ocorrerem, por ausência de correto fluxo das águas por canais e bueiros, muitas alagamentos na cidade. Por isso a necessidade de interação entre órgãos”, comentou o secretário.

Segundo ainda Genival Nunes a sua expectativa é que após conclusão do plano piloto seja criado um bom Plano Diretor de Drenagem Urbana e Sustentável. Ele revela que uma cidade como Porto Alegre, com similaridades com Aracaju, tem esse plano de drenagem desde 2000 e já obteve o fim de enchentes que apavorava a população.

Seminário

Estiveram participando do seminário, além dos técnicos da Semarh e da Adema, técnicos da Deso, Emurb e Emsurb. Também participaram os técnicos dos municípios de Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, cidades da Grande Aracaju.

A introdução do projeto piloto para a Gestão Integrada de Águas Urbanas foi apresentada pelo superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.   Segundo Ailton, durante todo o dia foram discutidos temas que contemplam toda a gestão de águas urbanas.

Os Planos Diretores da Grande Aracaju, um dos temas tratados no seminário, foram apresentados pelos representantes da Secretaria de Planejamento de Aracaju e dos Municípios compostos.

A parte que se refere aos Sistemas de Drenagem Urbana da Grande Aracaju e dos Sistemas de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos da Grande Aracaju também foram apresentados durante seminário. Os dois sistemas estão sob a responsabilidade da Emurb e Emsurb, respectivamente.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.