[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A aquisição do processo da escrita no âmbito infantil e a importância do domínio do código lingüístico através dos signos estão sendo alguns dos temas abordados nesta tarde durante o III Seminário de Educação Infantil da Escola Municipal Maria Clara Machado, localizada no bairro Santos Dumont. O evento foi iniciado esta semana e pretende, até sexta-feira, 4, capacitar educadores de toda a rede municipal a fim de torná-los aptos a abranger uma pedagogia que contemple a diversidade humana através da cultura e da vivência de cada aluno.

Ministrada pela diretora do Departamento de Ensino da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Rosângela Cruz, a oficina “Registrando Minha História” tem dispensado aos presentes um arsenal de conhecimentos acerca da trajetória evolutiva da criança, ressaltando a plena tradução das ilustrações elaboradas por estas para a compreensão da psicologia que as envolvem.

“Quando rabisca, a criança expõe a leitura de mundo que a mantém em constante aprendizado. Esses trabalhos representam a etapa preliminar da inclusão das mesmas no universo da escrita, embora ainda distante do padrão oficial da língua”, ressaltou Rosângela Cruz, fazendo alusão aos aspectos que permeiam a função da pré-escola numa comunidade, que é de manter-se sensível e útil a criança durante o processo de maturação a que se submete.

Segundo a diretora, o III Seminário Interno evidencia a autonomia da unidade escolar em discutir a prática pedagógica desenvolvida entre crianças de 4 a 6 anos. Uma estratégia já estabelecida pela Semed através das “Horas de Estudo”, em cujas reuniões quinzenais os professores analisam as vertentes da educação já dispensada, discutem as problemáticas em vigor e enaltecem a vivência reflexiva.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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