[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Técnicos das diretorias regionais, diretores e coordenadores das unidades escolares, presidentes de Comitês e representantes dos professores participaram nesta terça-feira, 31, do 2º Momento do Seminário de Gerenciamento dos Recursos Financeiros e Patrimoniais. O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio da Assessoria de Planejamento, aconteceu durante toda a terça no Teatro Atheneu. A ação faz parte do Ciclo de Formação de Gestores.

Mais de 500 gestores participaram do evento. A iniciativa visa promover o debate sobre os princípios da administração pública, origem e aplicação dos recursos, bem como a socialização de conhecimentos e instrumentos pertinentes a cada programa de repasse financeiro para as unidades de ensino.

Segundo a diretora da Assessoria de Planejamento da SEED, Dansilvia Carvalho, o seminário surgiu dos resultados de uma avaliação realizada, onde ficou constatado que os recursos recebidos pelas unidades de ensino nem sempre têm sido aplicados de forma correta. "Essa má empregabilidade dos recursos financeiros, vindos por meio de programas e projetos como PDDE (Programa Dinheiro Direto da Escola), PROFIN (Programa de Transferência de Recursos Financeiros), e o PME (Projeto de Melhoria da Escola), gera um grande número de escolas com problemas na prestação de contas", afirmou.
 
A próxima etapa da oficina será sobre os planos de aplicação de cada recurso. "A Secretaria de Educação está firmando o compromisso de acompanhar esses gestores na aplicação e gerenciamento dos recursos. Acreditamos que é a partir dessa interação que conseguiremos uma gestão financeira transparente".  A data e o local das oficinas serão divulgados posteriormente no sítio da Secretaria de Educação

Compromisso e transparência

O professor especialista, José Flávio de Jesus, da Escola Estadual Professora Olga Barreto, no Bairro Rosa Elze, em São Cristóvão, avalia que é de fundamental importância essa iniciativa da Secretaria da Educação.  "O seminário é uma oportunidade ímpar de esclarecer a maneira exata de gerir a coisa pública. É necessário que a equipe diretiva das escolas assumam o compromisso com sinceridade e lealdade", opinou.

Para Zefira de Souza, diretora da Escola Estadual Dr. Albano do Prado Franco, em Tobias Barreto, o evento é valioso.  "É um aprendizado. Só assim, fazendo na prática, é que aprendemos a ter compromisso com a escola, dando um equilíbrio maior. Antigamente, o gestor da escola servia apenas para assinar documentos. A realidade hoje é outra. Ele trabalha em conjunto com a equipe diretiva e isso garante o sucesso da unidade escolar".

A professora Genilde Oliveira de Almeida, da Escola Rural do Povoado Alagadiço, do município de Frei Paulo, afirma que esse seminário é o pontapé inicial para uma administração transparente. "A partir do gerenciamento adequado dos recursos públicos, as escolas irão crescer e a comunidade ganhará e muito".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.