[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Desde o início da semana, a Prefeitura de Aracaju, através da Semed – Secretaria Municipal de Educação -, vem realizando nas escolas municipais, atividades de reforço escolar com crianças da primeira e segunda séries do ensino fundamental, que foram reprovadas no ano passado. As atividades acontecem até o próximo dia 25.
A diretora do Departamento de Ensino da Semed (Densi), Sandra Beiju, disse que o objetivo da atividade de reforço é ajudar as crianças a superarem dificuldades de aprendizagem. “As turmas vão ser trabalhadas por estagiários que nesta semana estão fazendo o planejamento das aulas com a nossa equipe pedagógica”, disse.
Alem disso, Sandra informou também que no período de 8 a 11, será realizada Oficina de Matemática, no Centro de Estudos e Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), nos turnos da manhã e tarde com os alunos das escolas Presidente Vargas e Carvalho Neto. A oficina será ministrada pelo estudante Carlos Matheus Silva, 17 anos, doutorando em matemática. “Participarão deste evento os alunos da sétima série, que foram reprovados nesta matéria. Por isso, através desta oficina vamos proporcionar aos alunos a superação de dificuldades”, afirmou a diretora.
A Secretaria Municipal de Educação inicia também este mês o Movimento de Alfabetização (MOVA), que tem o objetivo de alfabetizar os pais que integram o programa Bolsa-Escola Cidade Criança. O MOVA será implementado a princípio na escola Dom Távora, no bairro Industrial, mas a idéia é que o projeto seja estendido para todos os bairros da cidade.

Treinamento

Entre os dias 2 e 4 desse mês, a Semed promoveu também o Curso de Estagiários, realizado no Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh), nos turnos da manhã e da tarde. De acordo com a diretora Sandra Beiju, o objetivo do curso foi contribuir no planejamento das aulas de reforço que estão sendo ministradas no período de 7 a 25 deste mês nas escolas municipais. “Com este curso os estagiários puderam tirar várias dúvidas através da nossa equipe pedagógica que ajudou a planejar as aulas”, disse a diretora.
Entre os assuntos abordados com os estagiários estavam a concepção de alfabetização e a função social da leitura e da escrita. ”Discutimos quais são as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos e o que pode ser feito para solucionar este problema”, afirmou Adeilma Meneses, assessora do departamento de Ensino da Semed.
Para a estagiária Valdirene Nascimento, da Escola Jaime Araújo, o curso serviu como reflexão, discussão e orientação para as aulas de reforço. ”Foi bastante interessante, nós discutimos textos de vários temas e a equipe pedagógica da Semed nos orientou como deveríamos dar as aulas de reforço”.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

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