[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura Municipal de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Ministério Público Estadual, está promovendo uma campanha sobre como evitar a Hepatite B. Este é um trabalho que está sendo divulgado nas escolas da rede municipal, através do Programa Saúde e Prevenção nas Escolas, com o projeto Piercing e Tatuagem com Responsabilidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de dois bilhões de pessoas já tiveram contato com o vírus da hepatite B. Destes, 325 milhões tornaram-se portadores crônicos. Para evitar a doença, os adolescentes até 19 anos devem dirigir-se à unidade de saúde mais próxima de sua residência, uma vez que a doença compromete o funcionamento adequado do fígado, podendo levar à falência.

Para que todos os estudantes sejam vacinados, o projeto passou por sete etapas. A primeira foi a apresentação do projeto ao Ministério Público. Após a aprovação, o segundo passo foi uma enquete distribuída nas escolas sobre o despertar da prática do uso do piercing e tatuagem, se a escola vem desenvolvendo alguma atividade que aborde o tema, dentre outras questões relacionadas. No terceiro momento, foi realizada uma reunião com os coordenadores das escolas para reestruturar e adequar o projeto às escolas.

Dando continuidade, foi concretizado um seminário para professores, implementando ações educativas para sensibilizar os jovens sobre a importância do uso de adorno corporal com responsabilidade. O seminário contou com a presença de representantes da Vigilância Sanitária Municipal – SMS, Conselho Municipal de Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Conselho Regional de Pediatria – Sociedade Médica de Sergipe e tatuadores, no evento que aconteceu no dia 1º no Centro Municipal de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos Profº Fernando Lins de Carvalho, bairro Siqueira Campos.

Na quinta etapa, os professores prepararam 500 alunos para participar de um ciclo de debates com os professores do ensino fundamental, que aconteceu no último dia 15, no Caic Costa Melo, também no bairro Siqueira Campos. A sexta fase compreende a divulgação da campanha de vacinação, no qual será feito um mapeamento de regiões por cada escola. “Já estamos com a relação dos unidades de saúde para mapear a interligação das escolas e a proximidade dos postos de saúde”, explica a responsável pela divisão de projetos socioeducativos, Maria Fátima Maynard.

Ela acrescenta ainda que a última fase é a mobilização nas escolas. “Vamos reforçar a importância da vacina que previne a Hepatite B, além da utilização dessa temática como medida de prevenção, realizando ainda a distribuição de folders explicativos sobre como evitar a doença”, comenta Fátima.

Há casos em que a pessoa infectada pode ficar assintomática e a cura pode ocorrer de forma espontânea. Nos casos assintomáticos, as pessoas podem ter febre, mal estar, falta de apetite, náuseas, desconforto abdominal, dores nas articulações, erupções cutâneas e necrose hepática.

Para evitar o contágio, algumas medidas básicas de higiene devem ser adotadas, tais como lavar as mãos após satisfazer as necessidades fisiológicas; usar água tratada; consumir alimentos lavados com água e sabão, cozidos e de procedência conhecida. Além disso, deve-se usar preservativos nas relações sexuais de forma adequada, exigindo o uso de seringas descartáveis e material esterelizado nos consultórios médicos e odontológicos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.