[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Localizada no bairro Palestina, a Unidade de Saúde da Família (USF) Francisco Fonseca é responsável pelo atendimento médico de 25 mil pessoas, parte delas residentes também do bairro 18 do Forte e um pouco do Santo Antônio. Referência no tratamento em saúde mental e ginecologia, possui como seu maior contingente de usuários os idosos, seguidos com uma pequena distância pelas crianças.

Além do serviço padrão da rede municipal, essa unidade se destaca pelo trabalho de orientação que é desenvolvido junto ao seu público majoritário. Em reuniões semanais, toda quinta-feira à tarde, as discussões com o grupo “Unidos Venceremos” vão muito além do simples cuidado com a saúde. “A importância desse trabalho é o cuidado com a saúde deles, a questão educativa, mas também tem muito de lazer. Toda semana uma pauta diferente é discutida, mas há muitas festividades”, contou o diretor da unidade, Francisco Teixeira.

Existente antes mesmo da nova unidade ser inaugurada, o grupo consegue reunir semanalmente em torno de 180 idosos. Outro trabalho semelhante acontece com as mulheres. De acordo com o diretor, esse grupo é mais recente, mas também já está conseguindo muitos membros. Toda sexta-feira a sala de reunião da USF abriga essas mulheres, que através do trabalho com artesanato cuidam também da auto-estima.

“Esse grupo surgiu há menos de um ano, por conta também da dificuldade do trabalho com os pacientes e já está começando a crescer, inclusive com participantes de outras comunidades. Os produtos confeccionados pelo grupo são expostos na sala de espera da própria unidade e já foram mostrados fora também”, contou o diretor Francisco Teixeira.

Atendimento de Referência

Além das consultas padrão, a unidade é referência na saúde mental e ginecologia, atendendo os encaminhamentos que não podem ser resolvidos nas outras USFs nessa área. Na saúde mental o acolhimento é feito por dois psicólogos e um assistente social e a cada três dias são agendados no mínimo 12 consultas, além de mais um dia para visitas domiciliares acompanhadas de um agente comunitário de saúde. A unidade possui ainda um psiquiatra.

No atendimento ginecológico existem dois médicos que realizam uma média de 90 consultas por semana. A unidade possui ainda quatro equipes de saúde da família com quatro médicos generalistas, três pediatras, um assistente social, cinco enfermeiras, três dentistas e 32 agentes comunitários de saúde, sendo oito para cada equipe.

A unidade disponibiliza também salas para os serviços de curativos e aerosol e uma farmácia que dispõe de medicamentos comuns e psicotrópicos. “Todo mês aumenta a quantidade de medicação, principalmente dos grupos de risco: diabéticos e hipertensos”, informou Teixeira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.