[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã do último sábado, 30, por solicitação da própria coordenação e dos professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Juscelino Kubitschek, localizada no bairro Coroa do Meio, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu um encontro para apresentar as metas e diretrizes da prefeitura. Na ocasião, foi discutido também um dos grandes problemas do ensino público no Brasil, a evasão escolar. Participaram do encontro o diretor de Ensino Básico da Semed, Marcos Paulo Sobral, e a diretora de Gestão Escolar, Maria José Guimarães.

Entre os tópicos de principal importância discutidos durante a reunião estavam os relacionados às orientações gerais da Gestão Escolar, como o calendário, as Horas de Estudo, as provas do semestre letivo, as matrizes curriculares e a merenda escolar. “O objetivo da Semed é estar sempre na escola. Participando ativamente da busca de uma educação melhor e da solução imediata de problemas”, declarou a diretora de Gestão Escolar da Semed, Maria José Guimarães.

A reprovação e a evasão escolar representam um dos maiores problemas da educação no país. Sendo assim, a Semed continua promovendo reuniões e disponibiliza técnicos para orientar os educadores que encontram essas dificuldades. Na Emef. Presidente Juscelino Kubitschek, a evasão está concentrada principalmente no turno da noite, composta majoritariamente por adultos, e representa uma das maiores preocupações da unidade de ensino.

“Muito do que acontece independe do que podemos fazer como educadores, representam situações na vida particular dos alunos, que não podemos interferir. Muitas vezes nos sentimos impotentes diante de algumas coisas. Além disso, a gente, enquanto escola, está sendo muito cobrado pela melhoria na educação, mas, na verdade, todos deveríamos pensar nos problemas da comunidade como um todo, em tudo que afeta a educação, para que esses números começassem a se reverter”, declarou o coordenador Geral da escola, José Ítalo Augusto Correia.

As constantes reuniões promovidas pela escola são motivos de alegria para os professores da unidade de ensino. A professora polivalente Maria Angélica Santos, ávida participante dos encontros realizados, garante que as visitas constantes e o acompanhamento da Semed nas questões escolares auxiliam diretamente no melhoramento das ações no âmbito escolar.

“É importante que a Semed mostre um trabalho diferente, ações educacionais alternativas que os professores também possam seguir. A direção sempre foi muito presente, mas o acompanhamento da secretaria garante a segurança no direcionamento de um trabalho com êxito”, afirmou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.