[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Teve início nesta manhã, 3 de outubro, a segunda fase do programa “Educação Inclusiva: Direito à Diversidade”, implantado em Aracaju através de uma parceria entre o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Municipal da Educação (Semed). Participam do evento, que acontece de hoje até o dia 7 de outubro, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, professores de instituições públicas e privadas.

O programa já capacitou mais de 100 educadores da capital e de municípios que fazem parte da sua área de abrangência enquanto pólo, a exemplo de Areia Branca, Campo do Brito, Itabaiana e Ribeirópolis. O objetivo é unificar o trabalho educativo voltado para os Portadores de Necessidades Educativas Especiais (PNEE), fazendo com que cada município sergipano se torne um pólo multiplicador da política de inclusão que abrange tal clientela, os inserindo no ensino fundamental.

De acordo com a assessora do Departamento de Ensino da Semed, Niraíldes Prado, além de debates enfatizando a deficiência visual, auditiva e mental, o evento deverá contar com a participação de especialistas em Educação Inclusiva, como Osmário Figueiredo e da psicóloga Cristiane Arouxo. Além dos palestrantes, diversos alunos especiais terão a oportunidade de mostrar a sua performance artística, a fim para melhor sensibilizar os educadores quanto o potencial a ser desenvolvido em cada indivíduo que corresponde a essa clientela.

“Como no ano passado, estimamos capacitar educadores para que a procura e o número de vagas destinada aos PNEE seja ampliado na rede regular de ensino. Uma expectativa já alcançada de acordo com o panorama das 32 escolas da rede municipal que trabalham com esta problemática de inclusão. Temos hoje, o dobro de alunos matriculados nessas escolas, o que prova que a implantação de uma política de inclusão específica e eficiente já é uma realidade na Educação Municipal”, declarou a assessora.

Com a implantação do programa do Governo Federal, os educadores dos dezoito municípios do pólo de Aracaju se empenharão em afirmar a proposta de Educação Inclusiva nas unidades de ensino onde atuam, incluindo os profissionais dos municípios de Pinhão e Canindé do São Francisco, que participam pela primeira vez desta ação. Assim, serão desenvolvidas estratégias que unificam a participação dos alunos especiais juntamente com os demais alunos, priorizando atividades que dinamizam o ensino coletivo e despertando os educadores quanto a importância da participação dos PNEE no cotidiano dos mais diversos estabelecimentos educativos.

Uma nova etapa da capacitação, que será realizada entre os dias 24 e 28 de outubro,
vai reunir mais uma vez gestores e professores desses dezoito municípios.Este novo encontro acontecerá no Hotel Jatobá, localizado na Orla de Atalaia, e deverá completar o período de 80 horas, destinadas a toda esta segunda fase da capacitação.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.