[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio de programas voltados diretamente ao segmento infanto-juvenil em situação de risco e vulnerabilidade social, tem desenvolvido diversas oficinas sócio-educativas na perspectiva de promover a ressocialização e o fortalecimento dos laços familiares.

Para realizar este trabalho, a Semasc proporciona a estas crianças e adolescentes a oportunidade de participar e descobrir talentos nas Oficinas de Arte-educação promovidas em todos os 23 Centros de Referência da Assistência Social mantidos pela Semasc. As Oficinas de Música, Dança, Teatro e Artes Manuais têm revelado grandes talentos. Um exemplo disso é a Oficina de Coral, realizada no Centro de Referência da Assistência Social Santa Maria, localizado no bairro de mesmo nome.

Para Letícia Sena dos Passos, de 11 anos, é um sonho poder participar da Oficina de Coral do Centro de Referência da Assistência Social Santa Maria. “Eu sempre quis cantar. Desde criança eu já cantava em casa. Sempre gostei e hoje sou mais feliz porque participo dessas aulas”, revela a jovem Letícia. “Quando eu crescer, quero ser cantora de funk”, sonha Letícia. A Oficina de Coral atende a 25 Crianças e adolescentes com idades entre sete e 18 anos, com atividades realizadas por meio do Projeto Tim de Arte-Educação, fruto de uma parceria entre a Semasc e a operadora de telefonia celular Tim.

Com aulas ministradas desde o início do mês de agosto deste ano, a Oficina de Coral já começa a surtir efeitos positivos na vida desses jovens. “Antes de participar dessa oficina eu ia para escola e depois voltava para casa para ficar ajudando minha mãe a cuidar das minhas primas: eu dava banho nelas que são gêmeas”, conta Manuela dos Santos, de apenas nove anos. Desde os sete anos, ela auxilia a mãe em tarefas domésticas. “Eu gosto muito de cantar e agora venho aqui para me divertir e isso é muito bom”, conta Manuela.

Para o arte-educador Washington dos Santos Pereira, a mudança de atitude em relação às expectativas para a vida e o comportamento em sala de aula dos jovens inseridos nos projetos sociais da Prefeitura de Aracaju mudou muito em relação aos primeiros contatos dos jovens com a música. “No início, quando eles chegaram aqui, tinham um certo receio. Quando nós realizamos as primeiras aulas, eles eram muito agitados e brigavam muito entre si. Fizemos reuniões com as mães e, a partir disso, fizemos alguns encaminhamentos para a psicóloga aqui do Centro de Referência, realizando acompanhamento psicológico, o que resultou numa grande melhora de atitude desses jovens”, observa Wahington.

De acordo com a coordenadora do Centro de Referência da Assistência Social Santa Maria, Sandra Magna de Rezende Xavier, as Oficinas de Arte-Educação não tem apenas a intenção de desenvolver o potencial artístico dos jovens. “Nosso objetivo maior é trabalhar a família como um todo e não só os jovens. Porque não basta ressocializarmos, se não fortalecermos os laços familiares”, analisa a coordenadora. “Por este motivo, tentamos fazer um resgate da cidadania por meio de ações pedagógicas dentro das oficinas e com reuniões mensais com as famílias”, resume.

Amanhã, as crianças e adolescentes, que participam da Oficina de Coral, realizarão a primeira apresentação para a comunidade e para a família. De acordo com o arte-educador Washington, a apresentação tem o intuito de fortalecer os laços com a família e a comunidade. “A apresentação é uma oportunidade de fazer uma interação entre a família e criança. Com essas apresentações, elas se sentem valorizadas. Eu vejo isto nos olhos delas”, revela o arte-educador. Ainda de acordo com Washington, as aulas de música representam mais que apenas lições. “É uma aprendizagem não só de música, mas de socialização. O que elas aprendem aqui podem refletir e dar exemplos dentro da comunidade, tornando-se multiplicadores desse conhecimento. Esta é uma oportunidade ímpar para que eles se valorizem”, complementa o arte-educador.

A apresentação ocorre no próprio Centro de Referência a partir das 14 horas. Érika Oliveira da Silva, de 8 anos, não consegue esconder a ansiedade com a proximidade da apresentação. “Estou muito ansiosa com a apresentação. É a primeira vez que minha mãe vai me ver cantar. Gosto muito daqui do Coral, já fiz muitos amigos”, afirma Érika.

Jéferson de Oliveira, de 13 anos, por trás do tímido sorriso, o jovem conta que aguarda ansioso o dia da apresentação. “Desde o primeiro dia gostei destas aulas. Sinto-me muito bem aqui e acho que estamos cantando muito bem e com fé em Deus vai sair tudo certo no dia da apresentação”, revela Jéferson.

Cidadania

Além da Oficina de Coral, o Centro de Referência da Assistência Social Santa Maria realiza diversas atividades para atender as 815 famílias cadastradas naquela unidade da Semasc. Só no mês de agosto, o Centro de Referência realizou 247 atendimentos sociais e 73 atendimentos psicológicos. Dentro do Centro, também são realizadas atividades do Programa Agente Jovem, que atende a um grupo formado por 50 jovens, com idade até 17 anos, que são orientados com aulas de teatro e música na perspectiva de transformá-lo9s em agentes multiplicadores sociais dentro da própria comunidade.

O Centro de Referência ainda oferece atendimento personalizado para a população idosa com sessões de fisioterapia ministradas naquela unidade, que também coloca à disposição da comunidade uma equipe técnica capacitada para acompanhar as atividades do Grupo de Convivência da Terceira Idade do Santa Maria, formado por 89 idosos. Para crianças e adolescentes com perfil de situação de rua, o Centro criou Oficinas Sócio-educativas com atividades voltadas para a música e teatro.

O Centro de Referência dispõe de atendimento em quatro unidades diferentes para crianças inseridas no Programa de Erradicação do trabalho Infantil (Peti). São ao todo 523 crianças que freqüentam as atividades do Programa nas unidades coordenadas pelo Centro. Entre as atividades proporcionadas a este segmento estão aulas de artes manuais e dança folclórica.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.