[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) iniciou na manhã de hoje, dia 1º, o V Módulo do Curso de Capacitação de Formação de Protagonistas Sociais para o Fortalecimento do Sistema de Garantias, tendo como público-alvo profissionais que atuam na elaboração de políticas sociais dirigidas para crianças e adolescentes. O curso está sendo ministrado pelo professor e filósofo gaúcho Maurício Vian, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Rio Grande do Sul, coordenador do Grupo Estadual de Estudos Sobre o Novo Macro Fiscal do Terceiro Setor e Consultor em Projetos Sociais.

Em suas abordagens, o professor citou exemplos vividos por ele, em seus 15 anos de experiência nesta área, como forma de contribuir com a nova política de assistência da cidade. “Espero corresponder às expectativas. Que este momento seja uma oportunidade para a troca de experiências, informações e idéias e que os exemplos vividos por mim possam ajudá-los a trilhar caminhos”, disse.

O tema está focado no “Fortalecimento do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) para implementação de políticas sociais”, na perspectiva de dar subsídios concretos aos profissionais, quanto aos caminhos que podem ser seguidos na busca dos recursos para o FMDCA, e como utilizá-los de forma correta.

A assistente social Rosária Rabêlo, secretária Municipal da Assistência Social e Cidadania, está acompanhando de perto as trabalhos desenvolvidos neste V Módulo. O evento conta ainda com as presenças dos representantes dos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselhos Tutelares, Ministério Público, das Organizações não-governamentais (ONG) e de três adolescentes assistidos pelos programas sociais mantidos pela Prefeitura Municipal de Aracaju.

Na opinião da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Glicia Salmeron, é muito importante ouvir as experiências trazidas por Marcos Vian. Para a adolescente Acássia dos Anjos Santos, 16 anos, assistida pele Projeto Agente Jovem executado pela Semasc, que está participando deste módulo na perspectiva de se transformar em agente multiplicador de informações sobre o FMDCA, está sendo uma oportunidade única e muito interessante. “Eu acho muito importante dar oportunidade aos jovens de participar de eventos que discutem melhorias para nós. É também a oportunidade que temos de opinar e sugerir o que pensamos sobre os projetos voltados para as crianças e adolescentes”, afirma entusiasmada a adolescente. “É muito gratificante perceber a preocupação da Prefeitura de Aracaju com o nosso futuro”, destaca.

Já para o representante da ONG Missão Criança, Cleber Pinheiro, este é um evento de grande importância não só para as Organizações não-governamentais, como também para outras entidades. Na sua opinião, palestras deste porte dão subsídios para a noção de organização e distribuição do FMDCA na política voltada para crianças e adolescentes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.