[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Vestidos a caráter e com um ambiente decorado detalhadamente com figuras que configuram o Dia das Bruxas, adolescentes atendidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social participaram da I Tarde do Halloween, num estilo próprio de comemorar o Dia dos Fantasmas e das Bruxas, data marcante no calendário americano sempre no dia 31 de outubro.

Em clima de alegria, os adolescentes inseridos no projeto Agente Jovem e Peti realizaram a I Tarde do Halloween no Centro de Referência da Assistência Social João Oliveira Sobral, no bairro Santos Dumont. A iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) tem como objetivo promover a integração social entre adolescentes inseridos em programas sociais da Prefeitura Municipal de Aracaju. A I Tarde do Halloween reuniu 175 adolescentes inseridos no Projeto Agente Jovem, além dos 20 agregados no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Os adolescentes são atendidos nos Centros de Referencia da Assistência Social, cujas ações são desenvolvidas nos bairros Santos Dumont, Bugio, Coroa do Meio, Farolândia, Alto da Jaqueira e Lamarão. Na tarde de alegria, os adolescentes se divertiram muito, animados por músicas eletrônicas e participação do DJ Dênisson. O cenário da festa, criado pelos próprios adolescente, impressionou o público. Vestidos com fantasias de fantasma, bruxas, fadas e morcegos, os adolescentes vibraram com o sucesso da festa.

Bruna Rafaela Santos, 17, inserida no Agente Jovem do Coroa do Meio, estava fantasiada de bruxa e explicou porque escolheu aquela fantasia para participar da festa. “A fantasia de bruxa tem a ver com o clima da festa. Escolhi para cair no clima de Halloween”, revela. “Antes de entrar no Programa social da Prefeitura de Aracaju, eu era desocupada. Agora tenho ocupação e expectativa de vida. Estou inserida na Oficina de Artes da Semasc e estou muito feliz com que aprendo”, comenta. Daniela Dias Borges, 16, se fantasiou de Rock Hell, criada pela própria adolescente, a partir de estilo musicais. “Essa fantasia é uma mistura de rock com o Halloween. Combina comigo. Essa foi a fantasia que escolhi para realizar-me durante a festa”, justificou a escolha. “O Programa Agente Jovem nos proporciona não só momentos de alegria e festa, como também atividades que beneficiam a todos nós. Antes eu era desocupada, hoje estou inserida no Agente Jovem da Coroa do Meio e sou muito feliz”, confessa.

John Lennon de Oliveira Santos, 16, preferiu sair de morcego. “Escolhi essa fantasia porque é muito aterrorizante. Combina com o clima da festa e quero fazer medo aos meus amigos. A festa está muito animada. Os organizadores estão de parabéns”, observa. “Além de festas, o Programa Agente Jovem proporciona atividades muito importantes. “Para os adolescentes, que antes não tinham oportunidade como essa porque andavam nas ruas, na malandragem, é tudo. Hoje estou inserido na Oficina de Teatro do programa e estou muito feliz. Tenho uma vida melhor em todos os termos”, afirma John Lennon.

Fantasiado de Sargento da Polícia Militar, Moisés da Silva Santos, 16, inserido na Oficina de Teatro do Agente Jovem, agradece a oportunidade de participar das atividades lúdicas. “Agradeço muito essa oportunidade que o programa concedeu para todos nós que estamos presentes aqui. A fantasia que estou usando foi um pedido do meu pai. Ele é policial e sugeriu que eu trajasse-a na Festa do Halloween”, explica. “Antes de entrar no Projeto levava uma vida normal, porém sem muito conhecimento. Depois que entrei, aprendi coisas novas e conheci pessoas diferentes. Isso é muito importante”, avalia.

Trajando a fantasia de morcego, Dênisson Cruz Ferreira, 15, afirma que o ambiente da festa é de pura alegria. “Estou muito animado por participar desse momento inesquecível. Escolhi esta fantasia por acaso e deu certo. Busquei um estilo diferente”, explica. “O Programa Agente Jovem concede oportunidades muito importantes para todos nós. O Halloween comprova essa afirmação. É uma festa bem organizada, que fizeram para vários adoecestes inseridos nesse projeto”, afirma o jovem.

Na oportunidade, a diretora de Assistência Social, Edivaneide Souza Paes Lima, destacou a importância do evento para os jovens. “Apesar dessa festa ser de origem norte-americana, nós tentamos adaptá-la para fazer a integração dos grupos do Projeto Agente Jovem, que aqui estão presentes. Isso é muito importante porque mostra a nova visão do trabalho de assistência social, que é trabalhar em função do futuro desses jovens, dando melhores oportunidades de vida a todos eles”, analisa a diretora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.