[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O aprimoramento na execução das políticas públicas voltadas para o atendimento à população que vive em situação de risco e vulnerabilidade social e a implementação adequada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foram os principais focos da Reunião Ampliada com as Instituições Conveniadas realizada pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania (Semasc), tendo como objetivo a normatização da gestão do SUAS e a execução das ações na área da assistência social enquanto política pública na capital sergipana.

A reunião foi comandada pela secretária Rosária Rabelo, da Semasc, que destacou a importância do encontro. “Esse momento é de dialogar com todas as instituições que trabalham em parceria com a Semasc. Os órgãos governamentais não poderiam atuar sem a parceria de entidades que nos ajudam a desenvolver os programas”, observa a secretária Rosária Rabelo. “O papel desenvolvido por todos é de fundamental importância e, sem essa parceria, seria muito difícil aplicar as políticas de assistência social”, completou.

Representantes das entidades que participaram da reunião ficaram satisfeitos com a iniciativa da Semasc. “Esta iniciativa em reunir todos os representantes para explanar sobre o SUAS, que é um avanço na política de assistência social, é algo louvável e tende a fortalecer a efetivação de todo o processo, agilizando nossos trabalhos e direcionando para nossa realidade”, afirmou Aline Conceição Santos Barros, assistente social do Asilo Rio Branco. “Este contato serve para que possamos trocar idéias e nossas experiências”, complementou Elhoísa Balleester, representante do Instituto Beneficente Emanuel.

Para a representante da União Espírita de Sergipe, Ângela Barreto Nascimento, a reunião foi esclarecedora e criou a certeza de que as entidades conveniadas podem contar com o total apoio da Semasc. “Fico muito feliz em saber que temos gestores que trabalham no sentindo de nos ajudar a implementar nossas ações”, comentou. “Neste primeiro contato, pude tirar diversas dúvidas e agradeço isso ao empenho de todos os funcionários da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania”, destacou Cássia Ribeiro Soares Mota, representante do Lar Evangélico da Assembléia de Deus.

“A orientação passada pelos funcionários da Semasc foi de grande utilidade e agora tenho a certeza que continuaremos ajudando muitas pessoas necessitadas que tanto precisam de ajuda e carinho”, frisou Ângela Cristina Fernandes Graça, integrante do Instituto Pedagógico de Apoio à Educação do Surdo de Sergipe.

Para a coordenadora de Planejamento e Gestão do SUAS da Semasc, Cristiane Ferreira, o contato com as entidades conveniadas serve para aproximar e aprofundar ainda mais as ações desenvolvidas para atender à comunidade em Aracaju. “Precisamos deste momento para uma troca de experiências, para que possamos apontar sugestões e dialogar”, disse. “O SUAS trouxe uma outra dimensão, tornando claras as diretrizes e estabelecendo um padrão a ser seguido por todos os municípios e a reunião entre os integrantes da Semasc com as entidades parceiras supre todas as dúvidas e orienta sobre os novos procedimentos adotados na política de assistência”, afirmou Cristiane Ferreira.

Para Cristiane, outro benefício do SUAS é de que, ao mesmo tempo em que apresenta uma padronização, o sistema também proporciona certa autonomia, o que facilita na execução dos programas sociais. “O programa deixa a lacuna aberta para que possamos adequar a política social à realidade de cada cidade”, completou Cristiane Ferreira.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

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