[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para marcar o Dia da Criança, comemorado no dia 12, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) realiza hoje uma Gincana Cultural como forma de integrar crianças e adolescentes inseridos no Projeto Criança Cidadã. A gincana iniciou às 9h no Centro de Referência de Assistência à Criança, ao Adolescente e à Família Professor Gonçalo Rollemberg Leite, contando com atividades educativas, esportivas e culturais.

Dentre as iniciativas serão realizadas competições com o objetivo de desenvolver a memória e o raciocínio lógico dessas crianças e adolescentes. Uma das tarefas mais esperadas é a construção de paródias sobre o Projeto Criança Cidadã, produção de cartazes com temas relacionados à preservação do meio ambiente e outras competições esportivas e desfiles.

Centenas de crianças e adolescentes se mobilizaram por várias semanas para não fazer feio durante as competições. Para isso, cada integrante da equipe das oficinas sócio-educativas precisa se destacar em modalidades esportivas, culturais e educacionais. Além dessas atividades, acontecerá uma mostra de filmes.

Segundo o professor da oficina de tingimento, José Carlos dos Santos, as atividades irão estimular o espírito competitivo entre os jovens de forma saudável. “A expectativa para esse evento é das melhores, pois incentiva uma aproximação entre educadores e alunos. Vamos trabalhar com tarefas culturais e recreativas”, salienta o instrutor.

Concordando com o professor, o aluno André Tavares dos Santos declara que o mais importante é interagir. “Estou muito feliz por ter sido escolhido como líder da turma. Queria muito que minha equipe fosse vencedora e para isso estamos nos preparando”, declarou.

Assim como o esporte, a cultura também é prioridade na gincana. Durante a semana, os integrantes das equipes deverão produzir cartazes com dicas para combater a quantidade excessiva do lixo, preservar melhor o meio ambiente, entre outras. Outra atividade será a fabricação de papel reciclado para confecção de molduras.

“O nosso objetivo é sensibilizar e propor aos alunos uma Semana da Criança diferente. Estamos educando o cidadão para a construção de uma nova mentalidade ecológica, baseada nos valores de solidariedade, cooperação, respeito e preservação”, ressaltou a coordenadora pedagógica do centro, Carla Raquel Santos dos Reis.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.