[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O cenário foi o Salão de Festa da Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no conjunto Orlando Dantas e o evento o Chá Integrado em comemoração ao Dia da Vovó, comemorado hoje, dia 26 de julho. O evento foi realizado graças à iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) para prestigiar as vovós do bairro Santa Maria.

A atividade mobilizou todas as equipes técnicas que atuam em defesa dos interesses da comunidade nos Centros de Referência da Assistência Social (Creas) Santa Maria, localizado naquele bairro e do conjunto Augusto Franco, além dos educadores sociais do Grupo Convivência Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do Orlando Dantas.

Na ocasião, aconteceu uma apresentação de violino feita por adolescentes inclusos no Programa Jovem Aprendiz, que participam das atividades do Centro de Referência da Assistência Social Benjamim Alves de Carvalho, localizado na Coroa do Meio. Os participantes também tiveram a oportunidade de assistir a apresentação do Samba de Coco do Grupo de Convivência do Santa Maria, desfile das profissões do Grupo de Convivência do Augusto Franco e a uma apresentação teatral feita pelo Grupo de Convivência do Conjunto Orlando Dantas.

As gerontólogas sociais Ilcema Francisca Oliveira e Maria de Lourdes realizaram as dinâmicas de integração e valorização da auto-estima, que contagiaram a todos que estavam presentes na festa. Dona Maria Antonia dos Santos, 55, integrante do Grupo de Convivência do CRAS Santa Maria, falou sobre a emoção que sentiu por participar da festa.

“É uma festa muito boa e ainda mais unida com outros grupos. Isso torna a festa mais animada e mais bonita”, disse dona Maria. Dona Maria Rosa da Conceição, 67, também componente daquele Grupo de Convivência, desabafou os sentimentos. “A festa está muito gostosa. É maravilhosa a energia da terceira idade. Sou avó, bisavó e estou aproveitando para comemorar meu dia”, completou dona Maria Rosa.

Dona Ana Maria Sobral, 61, que participa do Grupo de Convivência do Augusto Franco, falou da importância da interatividade. “É muito importante esse tipo de festa. A gente pode ver pessoas diferentes, fazer novas amizades e conviver com o pessoal do nosso grupo. A festa está muito boa. Com certeza, um dia de lazer diferente”, ressaltou dona Ana Maria.

A equipe idealizadora do encontro festa os resultados. A assistente social Telma Maynart, responsável pelo CRAS Antônio Valença no Augusto Franco, ressaltou o objetivo e a importância da festa. “O principal objetivo foi integrar os grupos e homenagear o Dia da Vovó, além de proporcionar diversão para os idosos, que podem mostrar seus talentos e potencial, elevando, com isso, sua auto-estima”, explicou Telma. “Além disso, proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos é um ponto importante e prioridade da Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Aracaju”, completou a assistente social.

A assistente social Sandra Angélica de Jesus Santos, coordenadora do CRAS Santa Maria, também ressaltou a importância do evento. “É muito importante a integração dos idosos com outros idosos de grupos diferentes. Isso desmistifica até mesmo a questão de que todos os moradores do Santa Maria são violentos. Eles mostram, nessas oportunidades, que podem sim interagir com qualquer outro grupo, pois eles têm muito a oferecer e mostrar”, observa a coordenadora.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.