[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) está participando das atividades que marcam o Dia de Luta contra a Aids, que neste ano apresenta o tema “Aids e Racismo: o Brasil tem que viver sem preconceito”. As atividades estão sendo apresentadas na praça Fausto Cardoso onde ocorre a I Mostra de Arte Social. Para marcar a data, a Semasc montou 20 estandes, onde estão expostos vários objetos artesanais produzidos por crianças, adolescentes, adultos e idosos inclusos nos programas sociais executados pela Prefeitura de Aracaju.

A Mostra de Arte Social é resultado dos trabalhos realizados nas Oficinas Educativas mantidas pela Semasc para atender o segmento populacional que vive em situação de risco e vulnerabilidade social. “Hoje estamos mostrando para a sociedade tudo o que realizamos durante o ano, todas as atividades sócio-educativas desenvolvidas nos Centros de Referência da Assistência Social” revela a coordenadora dos Programas de Proteção Básica da Semasc, Iolanda Oliveira.

Estão expostos trabalhos produzidos por mães inseridas no Programa Bolsa Família, que participam dos cursos de Inclusão Produtiva proporcionados pela Semasc, por adolescentes do Programa Agente Jovem e por idosos atendidos nos grupos de convivência mantidos pela secretaria. Também participam da Mostra Social de Arte entidades parceiras, que demonstram satisfação com a oportunidade. “É uma grande oportunidade que estamos tendo para vender o artesanato produzido pelas mães das 133 crianças que atendemos”, revela Maria Maynard, uma das fundadoras da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe (APADA).

A Mostra de Arte Social conta também com apresentações folclóricas feitas por crianças inseridas no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) e por idosos dos Grupos de Convivência da Semasc. As apresentações artísticas encantam comerciantes e consumidores que passam no local. “Fiquei muito emocionada, principalmente com o reisado que me lembrou da minha terra, Laranjeiras”, observa a aposentada Luísa Correia. “Eu estava passando para fazer minhas compras de Natal e achei tudo tão bonito que fiquei!”, complementa a aposentada, que não se conteve e arriscou uns passinhos enquanto acompanhava o Samba de Coco, apresentado pelos idosos atendidos no Centro de Referencia da Assistência Social Risoleta Neves. “Estou achando lindo. Vale a pena até dar uma paradinha para apreciar”, destaca o vendedor ambulante Davi Silveira.

Para a aposentada Josefa Carvalho, é excepcional a qualidade dos produtos feitos pelos grupos atendidos pela Semasc e pelas instituições parceiras colocados à venda na Mostra de Arte Social. “Eu fiquei encantada e achei tudo muito lindo”, revela. “Se pudesse levava tudo”, comenta Josefa. A operária Nadir dos Santos, que estava passeando pelo centro, ficou tão encantada com as bonecas artesanais que resolveu levar uma. “É realmente muito bonita, se pudesse levava mais”, revelou a operária.

Os garotos que fizeram exibições artísticas arrancaram aplausos das pessoas que os assistiram. “Eu estava trabalhando e resolvi descer para ver a Mostra. Não me arrependi porque está muito bonita”, revela o técnico judiciário Carlos Ribeiro. O estudante Jorge Evangelista também ficou impressionado com os espetáculos. “Eu estava participando de um seminário aqui perto e não resisti. Vim conhecer esta Mostra que está realmente muito bonita”, elogia.

A Mostra de Arte Social encantou também os participantes. Dona Maria Zélia dos Santos, que participa da Oficina de Artesanato no Centro de Referencia Pedro Averam, revela que esta mostra é uma excelente iniciativa. “Estou muito feliz com a oportunidade de poder mostrar e vender meu trabalho”, revela. Nem o forte sol do final da manhã desanimou Odette Santana, de 67 anos. “Eu tenho energia de sobra. Se deixar, eu danço o dia todo”, confessa. Odette, que participou do Samba de Coco, faz parte do grupo de idosos atendido no Centro de Referência João Oliveira Sobral.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.